JÁ TEM O SEU YELLOW CARD?

SIGA-NOS

ENTREGAS GRÁTIS PARA PORTUGAL CONTINENTAL PARA COMPRAS ACIMA DE 30€ (COMPRAS ATÉ 5KG)

Sedentarismo: evite este inimigo

Sedentarismo: evite este inimigo

O sedentarismo está diretamente relacionado com o estilo de vida contemporâneo, mais tecnológico, onde podemos resolver tudo através de um ecrã e de um clique em detrimento do contacto e das deslocações. O sedentarismo torna-se assim num verdadeiro "inimigo", havendo até quem o apelide de "doença do século", apesar de não ser propriamente uma doença, mas sim um fator de risco para várias doenças crónicas.

Num estilo de vida caracterizado pela falta de atividade física regular, o sedentarismo pode ser prevenido com pequenas mudanças de hábitos. O combate ao sedentarismo permite evitar as suas consequências e é a garantia de uma vida mais saudável.

 

O que é o sedentarismo?

O sedentarismo é um comportamento diário que se caracteriza pela falta de atividade física em pessoas de qualquer faixa etária, levando a um gasto calórico reduzido.

Engana-se quem pensa que uma pessoa sedentária é aquela que não faz nenhum tipo de exercício. Uma pessoa pode ser sedentária mesmo que pratique alguma atividade. Basta que a mesma não seja praticada regularmente ou seja insuficiente para atender às necessidades do organismo. Passar horas a trabalhar em frente a um computador ou no sofá a ver televisão, muitas horas ao volante de um carro são exemplos de comportamentos sedentários.

As diretrizes da OMS indicam que os adultos entre os 18 e os 64 anos devem realizar pelo menos 150 a 300 minutos de atividade física de intensidade moderada ou pelo menos 75 a 150 minutos de atividade física vigorosa semanal. As recomendações são de limitar o tempo em comportamento sedentário, substituindo-o por atividades físicas de qualquer intensidade.

Mais do que "apenas" não praticar atividade física, o sedentarismo é um problema grave pelas consequências que provoca nas pessoas.

Um relatório divulgado no final de 2022 pela OMS estima que entre 2020 e 2030 cerca de 500 milhões de pessoas devem desenvolver doenças cardíacas, obesidade, hipertensão, diabetes ou outras doenças não transmissíveis devido à inatividade física.

 

Quais as consequências do sedentarismo?

As consequências de uma vida sedentária costumam surgir lentamente e vão-se intensificando à medida que a pessoa vai reduzindo as suas atividades. Veja quais são:

  1. Fadiga: a falta de atividade física pode reduzir a resistência física e aumentar a fadiga;
  2. Cansaço excessivo: a diminuição do metabolismo provoca uma sensação de cansaço mais frequente;
  3. Dor nas articulações devido à falta de movimento;
  4. Falta de força muscular, uma vez que os músculos não são estimulados e acabam por atrofiar;
  5. Má postura: a falta de atividade física conduz a má postura, o que pode causar dores nas costas e no pescoço;
  6. Redução da capacidade cognitiva, da memória e da concentração;

Existem diferentes tipos de sedentarismo?

O sedentarismo varia segundo o grau de inatividade, estando relacionado com a quantidade de exercício físico praticado. Por isso é que uma pessoa que trabalha 8 horas diárias sentada em frente a um computador e que caminha 10 minutos por semana pode ser considerada sedentária.

  1. Nível 1 de sedentarismo: são pessoas que eventualmente fazem atividade física leve, como, por exemplo, caminhadas. Ainda assim não totalizam 150 minutos por semana;
  2. Nível 2 de sedentarismo: pessoas que fazem um pouco mais de esforço no dia-a-dia, nomeadamente as atividades rotineiras, mas não praticam atividade física regular;
  3. Nível 3 de sedentarismo: a maioria do tempo é passada em inatividade e, nestes casos, as pessoas costumam utilizar o carro para qualquer tipo de atividade, evitando o esforço;
  4. Nível 4 de sedentarismo: neste nível nem os esforços do quotidiano são realizados e não há memória relativamente à última vez em que existiu a prática de exercício físico;

Independentemente do tipo de sedentarismo, é fundamental reconhecer que a inatividade tem um impacto negativo na saúde e no bem-estar geral de uma pessoa. É recomendado incorporar atividade física regular na rotina diária para evitar os riscos associados ao sedentarismo.

Quais os riscos do sedentarismo?

Alguns dos riscos e consequências do sedentarismo também estão diretamente relacionados com os seus sintomas. No entanto, neste caso, os sinais já se transformaram em condições e doenças que representam sérios problemas à saúde. Alguns riscos de um estilo de vida sedentário são:
  1. Diabetes tipo 2;
  2. Aumento da ansiedade e depressão;
  3. Osteoporose;
  4. Aumento da pressão arterial;
  5. Obesidade;
  6. Aumento dos níveis de colesterol;
  7. Atrofia muscular;
  8. Problemas cardiovasculares;
  9. Distúrbios do sono;
  10. Problemas articulares;
  11. Mortalidade precoce;

Como combater o sedentarismo?

A resposta mais óbvia é: mexa-se! A melhor forma de combater o sedentarismo é praticando atividade física.

E pode começar com pequenos gestos no dia-a-dia: evitar permanecer longos períodos em repouso e incluir tarefas que impliquem mover o corpo, como optar pelas escadas em detrimento do elevador ou brincar com os filhos, por exemplo.

Uma vida sem sedentarismo deve começar com um check-up para identificar possíveis predisposições a doenças ou restrições a certos tipos de atividade física. Não se esqueça que a prática de exercício físico deve ser sempre seguida de uma recomendação médica.

Comece com caminhadas curtas e de baixo impacto para promover a saúde física e a eliminação do sedentarismo. Mais importante do que a elevada intensidade do exercício físico é a consistência e disciplina; são mais os benefícios de uma caminhada diária de 30 minutos do que 2 horas de treino intenso mensal.

  • Além disso, deve também combinar a prática de atividade física com uma alimentação saudável. Esta combinação ajuda na manutenção de um estilo de vida com menor risco de doenças.

5 exercícios simples para combater o sedentarismo

Não precisa de se inscrever já no ginásio para começar a evitar este inimigo que é o sedentarismo. Há alguns exercícios funcionais que pode fazer em casa diariamente e que farão toda a diferença:
  1. Sentar e levantar de uma cadeira (repetir 20 vezes);
  2. Correr sem sair do lugar, simulando os movimentos de corrida, mas sem deslocamento (durante 30 segundos);
  3. Prancha: deite-se de bruços numa superfície plana, com o corpo levantado, apoiando-se sobre as pontas dos pés e antebraços (durante 30 segundos);
  4. Flexões de braços (repetir 10 vezes);
  5. Elevação das pontas dos pés: de pé, com o corpo ereto, erga-se na ponta dos pés, subindo e descendo (repetir 10 vezes);

Hoje é o dia! Comece uma vida menos sedentária com pequenos gestos! Cuide da sua saúde e melhore a qualidade de vida. A Farmácia Varela tem ao seu dispor profissionais habilitados a esclarecer as suas dúvidas e questões referentes a esta temática.

 

  • Farmácia Varela, onde cuidar é diferente de tratar.

Partilhar:

  • m5.jpg
  • m7.jpg
  • m9.jpg
  • caudalie.png
  • m16.png
  • m25.jpg
  • m26.jpg
  • m29.jpg
  • m38.jpg
  • m39.jpg
  • nuk-logo.png
  • m53.jpg
  • m59.jpg
  • m68.jpg
  • uriage-logo.png
  • m106.jpg
  • m141.jpg
  • m164.jpg
  • dr.-browns-logo.png
  • mustela-logo.png
  • m249.jpg
  • cerave-logo.png
  • uriage-bebe-logo.png
  • philips-avent-logo.png
  • m2.jpg
  • logo.png
  • minikoioi-logo.png
  • bibs-logo.jpg

Autorizada a disponibilizar Medicamentos Não Sujeitos a Receita Médica através da Internet pelo INFARMED, I.P.

Autorizada a venda à distância de medicamentos veterinários não sujeitos a receita médica veterinária, de acordo com o artigo 104º do Regulamento (UE) 2019/6, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 11 de dezembro de 2018.

Medicamentos | Se na sua receita tiver MSRM, MNSRM ou Medicamentos Manipulados, estes só podem ser entregues nos seguintes concelhos: Azambuja, Alenquer, Vila Franca de Xira e Arruda dos Vinhos.

Livro de Elogios Livro de Reclamações