ENTREGAS GRÁTIS PARA PORTUGAL CONTINENTAL PARA COMPRAS ACIMA DE 30€ (COMPRAS ATÉ 5KG)
O sedentarismo está diretamente relacionado com o estilo de vida contemporâneo, mais tecnológico, onde podemos resolver tudo através de um ecrã e de um clique em detrimento do contacto e das deslocações. O sedentarismo torna-se assim num verdadeiro "inimigo", havendo até quem o apelide de "doença do século", apesar de não ser propriamente uma doença, mas sim um fator de risco para várias doenças crónicas.
Num estilo de vida caracterizado pela falta de atividade física regular, o sedentarismo pode ser prevenido com pequenas mudanças de hábitos. O combate ao sedentarismo permite evitar as suas consequências e é a garantia de uma vida mais saudável.
O sedentarismo é um comportamento diário que se caracteriza pela falta de atividade física em pessoas de qualquer faixa etária, levando a um gasto calórico reduzido.
Engana-se quem pensa que uma pessoa sedentária é aquela que não faz nenhum tipo de exercício. Uma pessoa pode ser sedentária mesmo que pratique alguma atividade. Basta que a mesma não seja praticada regularmente ou seja insuficiente para atender às necessidades do organismo. Passar horas a trabalhar em frente a um computador ou no sofá a ver televisão, muitas horas ao volante de um carro são exemplos de comportamentos sedentários.
As diretrizes da OMS indicam que os adultos entre os 18 e os 64 anos devem realizar pelo menos 150 a 300 minutos de atividade física de intensidade moderada ou pelo menos 75 a 150 minutos de atividade física vigorosa semanal. As recomendações são de limitar o tempo em comportamento sedentário, substituindo-o por atividades físicas de qualquer intensidade.
Mais do que "apenas" não praticar atividade física, o sedentarismo é um problema grave pelas consequências que provoca nas pessoas.
Um relatório divulgado no final de 2022 pela OMS estima que entre 2020 e 2030 cerca de 500 milhões de pessoas devem desenvolver doenças cardíacas, obesidade, hipertensão, diabetes ou outras doenças não transmissíveis devido à inatividade física.
As consequências de uma vida sedentária costumam surgir lentamente e vão-se intensificando à medida que a pessoa vai reduzindo as suas atividades. Veja quais são:
E pode começar com pequenos gestos no dia-a-dia: evitar permanecer longos períodos em repouso e incluir tarefas que impliquem mover o corpo, como optar pelas escadas em detrimento do elevador ou brincar com os filhos, por exemplo.
Uma vida sem sedentarismo deve começar com um check-up para identificar possíveis predisposições a doenças ou restrições a certos tipos de atividade física. Não se esqueça que a prática de exercício físico deve ser sempre seguida de uma recomendação médica.
Comece com caminhadas curtas e de baixo impacto para promover a saúde física e a eliminação do sedentarismo. Mais importante do que a elevada intensidade do exercício físico é a consistência e disciplina; são mais os benefícios de uma caminhada diária de 30 minutos do que 2 horas de treino intenso mensal.
Hoje é o dia! Comece uma vida menos sedentária com pequenos gestos! Cuide da sua saúde e melhore a qualidade de vida. A Farmácia Varela tem ao seu dispor profissionais habilitados a esclarecer as suas dúvidas e questões referentes a esta temática.
Partilhar:
Autorizada a disponibilizar Medicamentos Não Sujeitos a Receita Médica através da Internet pelo INFARMED, I.P.
Medicamentos | Se na sua receita tiver MSRM, MNSRM ou Medicamentos Manipulados, estes só podem ser entregues nos seguintes concelhos: Azambuja, Alenquer, Vila Franca de Xira e Arruda dos Vinhos.