VOLTAR

MENU

Entregas grátis para Portugal Continental para compras acima de 30€

Tem um corpo saudável? 4 indicadores o que vão ajudar a saber

Como saber se tem um corpo saudável? Não basta olhar para os números na balança. Com as rotinas, a falta de tempo e o stress do dia-a-dia a preocupação com uma vida saudável pode ficar em segundo plano. Aproxima-se o Verão e dias mais quentes e também a vontade de alcançar o "corpo perfeito". Mais do que um corpo perfeito, importa ter um corpo saudável. Porque corpos saudáveis são corpos felizes. Neste artigo vamos perceber o que é ser saudável, mas também explicamos alguns indicadores de saúde simples que vão ajudar a avaliar a saúde do seu corpo.

O que significa ser saudável?

Total ausência de doenças? Estar confortável com o seu corpo? Ser saudável é ter um corpo que funciona bem na generalidade? O significado de "ser saudável" não implica apenas não ter doenças. Quem o diz é a Organização Mundial de Saúde (OMS), que define saúde como "um estado completo de bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença". Ser saudável envolve o bem-estar geral do indivíduo.

Ter um corpo (e uma vida) saudável não tem apenas benefícios e vantagens para o Verão que se aproxima. Certamente que reconhecerá o quanto é gratificante sentir-se saudável e, pelo contrário, o quão é difícil sentir-se doente.

Um corpo saudável é um corpo feliz. Mais importante do que perder peso, ter os abdominais definidos ou as curvas perfeitas, é cuidar da sua saúde e ter um corpo saudável com o qual se sinta bem durante todo o ano. Como tal, é fundamental avaliar a sua condição de saúde prestando atenção aos sinais e ao funcionamento do seu corpo. Não necessita de visitar um médico semanalmente para saberse é saudável, se souber ouvir o seu corpo, basta ouvir o seu corpo.

Os 4 indicadores de um corpo saudável

O peso é o indicador de saúde que normalmente se tem em conta quando falamos num corpo saudável. Claro que tem a sua importância, mas não é o mais relevante. Estar atento a outros indicadores de saúde irá permitir avaliar se tem um corpo saudável ou não.

1 - Perímetro abdominal

O perímetro abdominal ou circunferência da cintura é um ótimo indicador de gordura visceral, ou seja, gordura que se instala em redor dos órgãos internos. Esta gordura está diretamente relacionada com um maior risco de desenvolver problemas como diabetes, hipertensão arterial e doenças cardiovasculares.Como se mede o perímetro abdominal? Comece por olhar para a sua cintura e perceba onde se encontra o osso da anca. Coloque a fita métrica em torno do abdómen, acima do osso da anca, e tire essa medida. Quais os valores de referência?

● No caso das mulheres, um perímetro abdominal igual ou superior a 80 centímetros corresponde a um risco metabólico aumentado. Já no caso dos homens este risco corresponde a um perímetro abdominal igual ou superior a 94 centímetros.

● Por outro lado, um perímetro abdominal igual ou superior a 88 centímetros nas mulheres e igual ou superior a 102 centímetros nos homens corresponde a um risco metabólico muito aumentado.

2 - Tensão arterial

Este é um dos indicadores a que deve prestar atenção para manter a sua saúde em dia.Tensão arterial elevada pode causar danos nos vasos sanguíneos e aumentar o risco deataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais. Não precisa de registar a sua pressão arterial diariamente, mas convém manter os valores sob controlo. A tensão arterial é caracterizada por dois valores: máxima ou sistólica, que é o valor durante a contração do coração; e mínima ou diastólica, que é o valor durante o relaxamento do coração. Num adulto a tensão arterial máxima deve ser inferior a 120 mmHg e a tensão arterial mínima deve ser inferior a 80 mmHg. Frequentemente os valores da pressão arterial são apresentados por uma barra com o valor da máxima em primeiro lugar, como por exemplo 120/80 mmHg, ou seja, 12/8. Na nossa farmácia dispomos de equipamento adequado para medir a sua pressão arterial. E regularmente realizamos medições a este e outros indicadores.

3 - Níveis de colesterol

O colesterol é um tipo de gordura fundamental para o funcionamento do organismo. Contudo, níveis de colesterol altos são um fator de risco para problemas cardiovasculares.Quer perceber se o colesterol alto é mau? Na hora de medir o colesterol, é importante avaliar 3 valores: o colesterol total, o colesterol LDL e o colesterol HDL.

O colesterol total indica a quantidade total de colesterol no sangue, ou seja, a quantidade de colesterol HDL + LDL + VLDL. Já o colesterol HDL, também conhecido por colesterol "bom" está ligado a uma proteína que o transporta do sangue para o fígado, onde é eliminado. O colesterol LDL está ligado a uma proteína que o transporta do fígado para as células e veias onde se acumula e é o chamado "colesterol mau". Deste modo, se o colesterol total estiver elevado, mas os níveis de colesterol HDL forem superiores aos valores de referência, normalmente não indica grande risco de doenças. Pelo contrário, se o colesterol total for alto, mas o valor de LDL for superior, o risco de doenças cardiovasculares é maior.

Tenha como referência os seguintes valores:

● Colesterol total: abaixo de 190 mg/dl;

● Colesterol HDL: acima de 40 mg/dl;

● Colesterol LDL: até 129 mg/dl;

4 - Triglicerídeos

São as principais gorduras do corpo humano e servem como reserva de energia. Um nível elevado de triglicerídeos no sangue aumenta o risco de doença cardíaca e outros problemas de saúde. Os valores de referência para os triglicerídeos são <150ml/dL. Por norma, níveis de triglicerídeos baixos não são perigosos para a saúde. Contudo, no caso detriglicerídeos inferiores a 50 ml/dL pode existir alguma condição como desnutrição, alteração metabólica ou hipertiroidismo.

 

 

 

Na nossa farmácia dispomos de equipamento adequado para medir estes indicadores.

Dicas para ter um corpo saudável

● Beba bastante água;

● Pratique exercício físico regularmente;

● Faça uma alimentação saudável e variada com acompanhamento profissional. Saiba que dispomos de consultas de nutrição para o ajudar;

● Avalie regularmente os seus indicadores de saúde, seja com o seu médico ou em medições na farmácia;

● Inclua na sua alimentação soluções que facilitam o combate ao excesso de peso e a acumulação de gorduras;

● Durma as horas recomendadas e necessárias por noite de acordo com o seu estilo de vida;

Ao longo deste mês de Abril vamos realizar várias consultas de nutrição aproveite e venha fazer um rastreio nutricional gratuito e realizar medições de indicadores de saúde, como triglicerídeos, tensão arterial e colesterol. Por isso, faça já a sua marcação. Na nossa farmácia pode sempre contar com apoio especializado para avaliar a sua saúde e a conselhar a melhor solução.

Farmácia Varela, onde cuidar é diferente de tratar.

Partilhar:

AS MELHORES MARCAS

  • m5.jpg
  • m7.jpg
  • m9.jpg
  • caudalie.png
  • m16.png
  • m25.jpg
  • m26.jpg
  • m29.jpg
  • m38.jpg
  • m39.jpg
  • m52.png
  • m53.jpg
  • m58.jpg
  • m59.jpg
  • m68.jpg
  • m70.png
  • m106.jpg
  • m141.jpg
  • m164.jpg
  • m249.jpg
  • m2.jpg

Autorizada a disponibilizar Medicamentos Não Sujeitos a Receita Médica através da Internet pelo INFARMED, I.P.

Medicamentos | Se na sua receita tiver MSRM, MNSRM, MSRMV ou Medicamentos Manipulados, estes só podem ser entregues nos seguintes concelhos: Azambuja, Alenquer, Vila Franca de Xira e Arruda dos Vinhos.

Livro de Elogios Livro de Reclamações