ENTREGAS GRÁTIS PARA PORTUGAL CONTINENTAL PARA COMPRAS ACIMA DE 30€ (COMPRAS ATÉ 5KG)
Praia, sol, mar, temperaturas a subir, passeios ao ar livre. Esta é a descrição de um dia de Verão que, muitas vezes, é um verdadeiro pesadelo para os nossos amigos de quatro patas. A saúde animal deve ser uma preocupação todo o ano, mas é com o calor que os animais sofrem mais. Por isso, esta é uma estação que exige atenções redobradas.
Um dia de calor representa um conjunto de perigos para um cão ou gato, que podem sofrer de problemas como desidratação, dificuldades respiratórias, taquicardia, queimaduras, insolação e até hipertermia.
Em primeiro lugar, deve ter em conta que, ao contrário dos humanos, os animais praticamente não transpiram. A forma que têm de baixar a temperatura corporal é pelo arfar ou pelo contacto direto com superfícies frias.
Assim sendo, nos dias mais quentes, evite:
● Deixar o seu animal num local quente;
● Dar banho de água quente;
● Passear o seu animal nas horas de maior calor;
● Submeter os animais a situações de stress, como viagens de carro prolongadas;
● Oferecer/disponibilizar pouca água;
● Expor o seu animal ao sol.
Quer garantir a saúde e o bem-estar do seu amigo de quatro patas no Verão? Reunimos 7 cuidados que deve ter com a saúde do animal para garantir que passa uma estação tranquila.
É essencial que os animais tenham sempre água fresca e limpa disponível para poderem beber a quantidade que quiserem (e precisarem) ao longo do dia. Um truque pode ser colocar vários bebedouros com pedras de gelo para manter a água fresca por mais tempo.
Manter o seu "patudo" nutrido é muito importante. Deste modo, aconselhamos a aumentar o número de refeições e a dar uma menor quantidade de comida de cada vez. Assim irá reduzir o trabalho digestivo, aumentar a ingestão de água e manter o animal nutrido. Sendo que, na maioria dos casos, o Verão é sinónimo de férias e, em muitas situações, viagens, ajude o seu animal a ficar tranquilo com uns saborosos snacks anti-stress. Estes pequenos snacks têm ingredientes naturais com elevado grau de digestibilidade e palatabilidade, perfeitos para dias de calor.
Ajuste os horários dos passeios. Evite as horas de maior calor! Recomenda-se que os passeios sejam feitos ao início do dia ou ao final da tarde ou à noite para aproveitar as horas mais frescas. Recorde-se que passear um animal nas horas de maior calor pode provocar lesões graves nas patas, nomeadamente nos coxins, as chamadas "almofadinhas das patas".
Escove o pelo do seu animal com maior frequência! Assim estará a remover pelo morto, ajudando na circulação de ar perto da pele. Além disso, manter o pelo morto leva a pele a ficar mais seca e, potencialmente, provocar dermatite. Pode ainda optar por garantir a integridade da pele e do pelo com um suplemento indicado.
As temperaturas mais altas e a humidade potenciam a proliferação de insetos e parasitas, como pulgas, carrapatos, mosquitos ou moscas. Proteja a saúde animal e previna os parasitas internos e externos com os desparasitantes adequados. Aconselhe-se junto do seu veterinário ou farmacêutico sobre quais os mais adequados para o seu amigo de quatro patas.
Um tópico muitas vezes esquecido: a pele do animal! Especialmente para os animais com a pele muito clara ou exposta, esta deve ser uma preocupação para os donos. A incidência de cancro de pele em cães e gatos é real e o risco no Verão é ainda maior. Além de evitar expor os animais ao sol nas horas de calor, invista também num protetor solar. A recomendação é de que aplique o filtro solar em regiões sem pelos, como focinho e orelhas. Estes produtos são feitos especialmente para animais e não oferecem riscos de intoxicação, ao contrário dos protetores solares humanos.
Uma sombra no Verão é o local de eleição! Para humanos e para animais! Garanta que o seu animal tem locais frescos, arejados e com sombra para poder estar ao longo do dia.
A saúde animal deve ser uma preocupação durante todo o ano, mas perante temperaturas mais altas os cuidados deverão ser redobrados.
Converse com profissionais de saúde e saiba todos os cuidados que deve ter com os seus amigos de quatro patas nesta estação. Como agentes de saúde que privilegiam o cuidar, as farmácias do Grupo Varela têm ao seu dispor profissionais habilitados para esclarecer todas as suas dúvidas sobre saúde animal!
Partilhar:
Autorizada a disponibilizar Medicamentos Não Sujeitos a Receita Médica através da Internet pelo INFARMED, I.P.
Autorizada a venda à distância de medicamentos veterinários não sujeitos a receita médica veterinária, de acordo com o artigo 104º do Regulamento (UE) 2019/6, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 11 de dezembro de 2018.
Medicamentos | Se na sua receita tiver MSRM, MNSRM ou Medicamentos Manipulados, estes só podem ser entregues nos seguintes concelhos: Azambuja, Alenquer, Vila Franca de Xira e Arruda dos Vinhos.