VOLTAR

MENU

Entregas grátis para Portugal Continental para compras acima de 30€

Cuidar de um bebé: dicas para grávidas e recém-mamãs

Um ser pequeno, delicado, vulnerável e que exige atenção a todas as horas do dia. Cuidar de um recém-nascido é um trabalho a tempo inteiro. Todos os pais, mas principalmente osde "primeira viagem", têm dúvidas sobre como cuidar de um bebé. É comum não saber como preparar o saco de maternidade ou a melhor forma de dar banho, a frequência deamamentação e os cuidados de saúde a ter em conta.Se está grávida ou é uma recém-mamã, este artigo é para si! Queremos facilitar os primeiros meses com um bebé com informações úteis e descomplicadas para garantir que cuida do seu recém-nascido com confiança.

Está grávida? Como preparar a chegada do bebé?

São 9 meses de preparação para uma transformação eterna na vida de um casal. A chegada de um recém-nascido a uma família é um momento único. Entre a ansiedade, ostress, a apreensão e a alegria, acolher um bebé implica preparação. Há produtos e elementos essenciais que deve ter em conta para que a maternidade seja uma viagem tranquila.Deste modo, selecione atempadamente o enxoval e itens de puericultura para estar preparada para quando o seu recém-nascido estiver em casa.

O quarto do bebé

Provavelmente será o local onde passará grande parte do tempo com o seu recém-nascido.Por isso, criar um espaço onde toda a família se sinta bem é essencial. Garantir que o quarto do bebé é um local confortável, calmo e seguro é muito importante. Qual a melhor forma de preparar o quarto?

1. Escolha uma zona tranquila com baixa luz e protegida do ruído exterior;

2. Disponha os móveis de forma lógica e prática para o seu dia-a-dia;

3. Adapte os móveis essenciais às suas necessidades, nomeadamente o berço ou o muda-fraldas;

4. Opte por cores que transmitam felicidade e paz de espírito

O saco da maternidade

A preparação dos objetos do bebé e da mamã deve também ter em conta a seleção de um saco de maternidade. A oferta é diversificada e hoje em dia existem opções para todos os gostos. Mas, não escolha apenas com base na estética. Aposte na qualidade e, principalmente, na funcionalidade!
Deve começar a preparar o saco da maternidade e a mala do bebé pelo menos um mês antes da data prevista para o parto. Tenha em conta que, em média e perante um parto sem complicações, ficará entre 3 a 5 dias no hospital. Por isso, se quiser saber a checklist essencial para o recém-nascido mas também para a mamã, consulte este artigo no nosso blog.

Pós-parto: 3 cuidados essenciais com o recém-nascido

Cuidar de um bebé exige tempo e dedicação perante um ser frágil que precisa de muitaatenção. Há, por isso, alguns cuidados básicos essenciais que os pais devem analisar paramanter o conforto do recém-nascido.

Cuidados de higiene com o seu bebé

Com uma pele suave e especialmente delicada, o recém-nascido precisa de cuidados específicos para garantir uma boa higiene. Nestes cuidados há dois momentos que preocupam os pais: o banho e a limpeza do coto umbilical.

Em relação ao banho, o recém-nascido deve tomar um banho rápido com água tépida, não havendo necessidade de o fazer diariamente. O banho pode, por exemplo, ser realizado dia sim, dia não, ou de dois em dois dias, consoante a decisão dos pais. Pode utilizar um gel ou óleo lavante, sempre adequados à pele do bebé. A higiene do bebé também pode ser feita usando uma água de limpeza. Neste caso, basta usar uma compressa humedecida e não é necessário enxaguamento. Não esqueça que após a higiene é muito importante hidratar a pele do bebé.

O coto umbilical corresponde ao resto de cordão umbilical, que é cortado aquando do nascimento, e que se localiza no umbigo do recém-nascido. A sua limpeza é muito importante nos primeiros dias de vida do bebé. Assim, recomenda-se a limpeza do coto umbilical com soro fisiológico ou água, cerca de 3 vezes por dia, podendo também ser feita a desinfeção com álcool 70% puro pelo menos uma vez por dia. Este é um procedimento indolor. Pode mexer à vontade, não devendo friccionar nem puxar com muita força. Por norma o coto umbilical cai entre o 6º e o 15º dia de vida. Após cair o cordão umbilical deve continuar a limpeza do umbigo do recém-nascido com soro fisiológico até ficar totalmente seco e sem ferida. Não se esqueça que deve manter a fralda dobrada abaixo do umbigo para evitar uma possível infeção.

A alimentação do bebé

O leite materno é o melhor alimento para o bebé, tendo a vantagem de se adaptar às suas necessidades, à medida que este vai crescendo. Quando a amamentação não é possível, existe sempre a possibilidade de recorrer ao leite artificial, que contém igualmente os nutrientes necessários para um bom desenvolvimento do bebé. Neste contexto existem opções para bebés de vários meses e também soluções de transição para quando o bebé abandonar a amamentação em exclusivo.

O bebé deve mamar sempre que quiser. Não existe uma frequência definida, ainda que seja comum o bebé ter fome a cada 2 ou 3 horas. Na amamentação o mais importante é que tanto a mãe como o bebé se sintam confortáveis para que exista uma pega adequada à mama.

Quando há necessidade de extrair leite materno (produção excessiva, dificuldade na pega, ausência da mãe durante um período de tempo), a mãe pode utilizar uma bomba extratorade leite. Durante toda a fase da amamentação é importante que a mãe se preocupe com o cuidado dos mamilos. Existem, assim, cremes que a mãe pode aplicar, quer antes do nascimento do bebé ou após. O principal objetivo deste tipo de cremes é permitir que a pele dos mamilos esteja hidratada, evitando gretas associadas à amamentação.

Cuidados de saúde com o bebé

Cada recém-nascido é diferente e os cuidados de saúde que exige são também diferentes. É essencial proteger a saúde do bebé e garantir que todos os procedimentos são tidos em conta logo a seguir ao nascimento:

● Realização do "teste do pezinho";

● Vigia semanal do peso;

● Realização da primeira consulta até ao 10º dia de vida;

● Vacinação adequada para proteger de infeções graves;

● Avaliação de possíveis doenças ou malformações que possam ser tratadas, como aplagiocefalia

Além destes momentos específicos, os pais devem estar atentos a sintomas,nomeadamente à temperatura corporal, vómitos, o tipo de fezes, recusa em alimentar-se, convulsões, manchas na pele ou palidez acentuada. Se o bebé não parecer bem, deve sempre consultar o seu médico ou farmacêutico para procurar ajuda.

No caso dos bebés prematuros é importante ter cuidados de saúde extra. Um bebé é considerado prematuro quando nasce antes de completar as 37 semanas de gestação. Como o organismo do bebé prematuro ainda não está desenvolvido, pode haver a necessidade de ficar no hospital num berço aquecido ou numa incubadora. É quando o bebé ganha peso e aprende a respirar e mamar sozinho que pode ir para casa.

O desenvolvimento de um bebé dos 0 aos 9 meses

A capacidade de desenvolvimento de um bebé nos primeiros meses de vida é fantástica.Em apenas 9 meses conseguem passar por uma incrível transformação: de um frágil e dependente recém-nascido para um bebé ativo e em constante aprendizagem.Abaixo encontra uma tabela com as principais fases de desenvolvimento de um bebé durante cada fase dos 0 aos 9 meses.

Saiba que pode sempre esclarecer as suas dúvidas sobre gravidez, maternidade e puericultura, mas também sobre as necessidades de um bebé prematuro ou de um recém-nascido. A nossa equipa especializada está disponível para ajudar em qualquer dúvida ou questão.

Farmácia Varela, onde cuidar é diferente de tratar.

 

Partilhar:

AS MELHORES MARCAS

  • m5.jpg
  • m7.jpg
  • m9.jpg
  • caudalie.png
  • m16.png
  • m25.jpg
  • m26.jpg
  • m29.jpg
  • m38.jpg
  • m39.jpg
  • m52.png
  • m53.jpg
  • m58.jpg
  • m59.jpg
  • m68.jpg
  • m70.png
  • m106.jpg
  • m141.jpg
  • m164.jpg
  • m249.jpg
  • m2.jpg

Autorizada a disponibilizar Medicamentos Não Sujeitos a Receita Médica através da Internet pelo INFARMED, I.P.

Medicamentos | Se na sua receita tiver MSRM, MNSRM, MSRMV ou Medicamentos Manipulados, estes só podem ser entregues nos seguintes concelhos: Azambuja, Alenquer, Vila Franca de Xira e Arruda dos Vinhos.

Livro de Elogios Livro de Reclamações