ENTREGAS GRÁTIS PARA PORTUGAL CONTINENTAL PARA COMPRAS ACIMA DE 30€ (COMPRAS ATÉ 5KG)
8 de março. O dia que celebra as conquistas das mulheres ao longo da história. Em 2023, celebrar o Dia Internacional da Mulher faz ainda mais sentido!
Desde 1975 estabelecido pela Organização das Nações Unidas, o Dia Internacional da Mulher é uma oportunidade de chamar a atenção para os desafios que as mulheres enfrentam, para as desigualdades de género e para as conquistas sociais, políticas e económicas das mulheres.
Astronauta, CEO, piloto... Quando pensa nestas profissões, provavelmente o seu cérebro "desenha" a figura de um homem.
É uma imagem involuntária porque é a imagem comummente aceite pela sociedade. E os dados estatísticos apoiam este conceito: apenas 3% dos pilotos de avião do mundo são mulheres e apenas 6% das mulheres são CEO em empresas portuguesas.
Além disso, os estudos demonstram que as mulheres demoram até mais 5 anos a alcançar este cargo, comparativamente com os homens, como revela esta notícia. Quando nos questionamos sobre o porquê desta realidade, chegamos aos estereótipos de género, a origem da desigualdade.
Os estereótipos de género são crenças ou expectativas generalizadas e simplificadas sobre o que homens e mulheres "devem" ser, fazer ou gostar de acordo com um único critério: as suas características biológicas. Estes estereótipos baseiam-se em normas culturais e sociais, transmitidas de geração em geração.
Numa clara limitação da liberdade e individualidade, os estereótipos reforçam a desigualdade, levando à discriminação e exclusão social. Além disso, potenciam uma pressão para que homens e mulheres desempenhem papéis estereotipados em que, por exemplo, os homens são astronautas e CEO de empresas e as mulheres são professoras ou administrativas.
Combater os estereótipos de géneros é promover a igualdade, reconhecendo que cada pessoa é única, tem a sua própria identidade e interesses.
Numa sociedade fortemente estereotipada em termos de género, celebrar o Dia Internacional da Mulher é uma oportunidade de reflexão sobre o que significa ser mulher em 2023.
Apesar dos progressos conquistados nas últimas décadas para promover a igualdade de género em diversas áreas, ainda são muitos os desafios. Na verdade, mulheres de todo o mundo continuam a enfrentar discriminação e desigualdade em várias áreas: salários, oportunidades de emprego, acesso à educação, acesso à saúde, violência de género, entre outros.
No mercado de trabalho as mulheres enfrentam obstáculos, principalmente no caminho para a liderança ao nível dos cargos de gestão, onde por cada 100 homens que ascendem a lugares de topo, apenas 87 mulheres são promovidas para a mesma posição. Mas a realidade vai muito além da vertente laboral:
● Acesso à saude: A desigualdade de género no acesso à saúde é um problema global que afeta milhões de mulheres em todo o mundo com acesso limitado a serviços de saúde reprodutiva, falta de acesso a cuidados de saúde básicos,estigma e discriminação e barreiras financeiras, em que o custo dos serviços de saúde pode ser proibitivo para as mulheres, especialmente aquelas que vivem em áreas rurais e pobres;
● Acesso à educação: Ainda há muitos lugares no mundo onde as mulheres são privadas do acesso à educação e enfrentam barreiras significativas para participarem programas educacionais, seja porque são vistas como menos importantes e pori sso têm menos acesso à educação, ou porque são impedidas de aceder à escolha por casamento precoce, por exemplo;
Ainda assim, perante esta realidade, o combate às desigualdades de género é uma realidade. Cada vez mais as mulheres assumem posições de liderança, lutam pelos seus direitos e conquistam novas oportunidades, incluindo em áreas tradicionalmente dominadaspelos homens.
Em 2023, ser mulher é viver entre a luta pela igualdade de género e a capacidade de aproveitar as oportunidades que surgem neste contexto. E na luta pela equidade, o empoderamento feminino e a prevenção da violência surgem de mãos dadas.
O empoderamento feminino é um tema que está na ordem do dia e, neste Dia Internacional da Mulher, não podia ser deixado de parte.
Em 2010, a ONU divulgou um documento chamado "Os Princípios de Empoderamento das Mulheres", que inclui 7 princípios para promover a igualdade de género no local de trabalho, no mercado e na comunidade.
De uma liderança corporativa sensível ao género à garantia de saúde, segurança e bem-estar para todas as mulheres e homens, sem esquecer a promoção da educação, formaçãoe desenvolvimento e o fomento do empreendedorismo, estes 7 pilares visam aumentar opoder e a autonomia das mulheres de modo a promover a igualdade de género e alcançaruma sociedade mais justa e equitativa.
Além de alertar para o empoderamento feminino e para a maior representatividade das mulheres na sociedade, o Dia Internacional da Mulher é uma data importante para consciencializar sobre a violência doméstica e promover a sua prevenção. De modo geral, a mulher continua a ser quem sofre maior violência doméstica, seja física, sexual, verbal ou psicológica. Os dados do último trimestre de 2022 em Portugal revelam que 54% das vítimas são do sexo feminino.
A violência doméstica é um problema grave que afeta mulheres em todo o mundo, independentemente do seu estatuto social. Toda a sociedade, incluindo indivíduos, rganizações e governos, devem trabalhar juntos para prevenir e combater a violência doméstica.
O nosso papel enquanto Farmácia Varela é o de promover a saúde e o bem-estar dasmulheres, fornecendo informações, produtos e serviços relacionados com a saúde feminina.
Somos uma porta aberta para ouvir, esclarecer e auxiliar todas as mulheres nas suas dúvidas, receios e medos. Por isso, procuramos reconhecer as necessidades específicas das mulheres relativamente à saúde e trabalhamos diariamente para fornecer serviços eprodutos que atendam a essas necessidades, seja online ou presencialmente.
Feliz Dia Internacional da Mulher!
Farmácia Varela, onde cuidar é diferente de tratar.
Partilhar:
Autorizada a disponibilizar Medicamentos Não Sujeitos a Receita Médica através da Internet pelo INFARMED, I.P.
Autorizada a venda à distância de medicamentos veterinários não sujeitos a receita médica veterinária, de acordo com o artigo 104º do Regulamento (UE) 2019/6, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 11 de dezembro de 2018.
Medicamentos | Se na sua receita tiver MSRM, MNSRM ou Medicamentos Manipulados, estes só podem ser entregues nos seguintes concelhos: Azambuja, Alenquer, Vila Franca de Xira e Arruda dos Vinhos.