JÁ TEM O SEU YELLOW CARD?

SIGA-NOS

ENTREGAS GRÁTIS PARA PORTUGAL CONTINENTAL PARA COMPRAS ACIMA DE 30€ (COMPRAS ATÉ 5KG)

Saúde mental: vamos falar?

A Organização Mundial de Saúde estima que mais de 970 milhões de pessoas vivem com problemas de saúde mental. Mas, se pensa que saúde mental é apenas a ausência de transtornos ou enfermidades mentais, enganou-se. É um conceito muito mais abrangente.

Num assunto ainda tabu, adoecer mentalmente não é sinal de fraqueza nem inferioridade. Por isso, cuidar da saúde mental é tão importante quanto cuidar da saúde física. Ambas andam de mão dada, até porque, já dizia o provérbio latino "mente sã, corpo são".

Ninguém pode dizer que é totalmente saudável se a sua mente não se encontra em equilíbrio, ainda que fisicamente não tenha qualquer doença ou enfermidade. A saúde mental e a saúde física são duas vertentes indissociáveis da saúde.

 

O que é a saúde mental?

 Saúde mental é um conceito de difícil definição. Segundo a OMS, a saúde mental é caracterizada por um estado de bem-estar no qual uma pessoa é capaz de apreciar a vida, trabalhar e contribuir para o meio em que vive enquanto gere as suas próprias emoções.

De uma forma simples, implica sentirmo-nos bem connosco próprios e na relação com os outros, sermos capazes de lidar de forma positiva com as adversidades, ter confiança e não temer o futuro, mas também conseguir lidar com sentimentos negativos, como tristeza, insatisfação, frustração.

 

Saúde mental segundo a OMS

A Organização Mundial de Saúde divulgou, recentemente, o maior relatório sobre saúde mental desde o início do século. Em 2019, quase mil milhões de pessoas, incluindo 22% de crianças e jovens entre os 5 e os 19 anos, viviam com algum tipo de problema de saúde mental.

Nesta infografia pode consultar os principais dados estatísticas de saúde mental de acordo com o relatório da OMS:

 

 





























Qual a importância da saúde mental?

A saúde mental é um dos elementos da saúde geral de uma pessoa para que possa gozar de saúde plena e completa. Os fatores que influenciam o nível de saúde mental de uma pessoa são diversos e podem estar relacionados com questões sociais, psicológicas e biológicas.

Um problema de saúde mental pode ser despoletado por motivos tão diversos quanto problemas socioeconómicos, violência, perda, condições de trabalho, fatores psicológicos ou até fatores genéticos. Estes e outros fatores acabam por afetar a saúde mental e originam sentimentos e sensações como stress, ansiedade, medo, pânico e/ou relações tóxicas.

Muitas vezes, as pessoas afetadas por problemas de saúde mental (de maior ou menor gravidade), são incompreendidas, estigmatizadas, excluídas ou marginalizadas. Afinal, esteé ainda um assunto tabu ao qual estão associados muitos mitos e falsos conceitos. As pessoas tendem a não prestar atenção aos primeiros sinais e apenas valorizam quando surge um transtorno psicológico, como a depressão ou a ansiedade.

Por isso é fundamental falarmos de saúde mental e alertar para a importância do controle e redução dos sintomas.

 

Quais os principais problemas relacionados com a saúde mental?

Os problemas de saúde mental mais frequentes são:

Ansiedade: é um distúrbio nos casos em que se prolonga ou quando surge semmotivo aparente. As pessoas ansiosas estão num estado de permanente tensão, oque gera reflexos negativos na vida social, afetiva e laboral;

Síndrome de pânico: situação de ansiedade agravada que pode levar a ataques depânico sucessivos;

Síndrome de Burnout: também conhecido por esgotamento laboral, é um tipo deproblema de saúde mental relacionado com o trabalho e que surge em pessoassubmetidas a constantes situações de stress ou sujeitas a demasiada exigência;

Stress Pós-Traumático: é um tipo de transtorno de ansiedade que surge comoconsequência de um evento específico, como a morte ou um grave acidente;

Depressão: é um agente de incapacitação para a vida social, pessoal e profissional,sendo dos problemas de saúde mental mais frequentes em todo o mundo;

Perturbações psicóticas, como por exemplo esquizofrenia;

Atraso mental;

Demências;

Dependência de álcool e outras drogas.


Como cuidar da saúde mental: 7 dicas práticas

A mente é uma ferramenta vital para o nosso funcionamento. Cuidar da mente é essencial para uma vida mais feliz, com mais qualidade e com mais saúde. Existem algumas ações diárias que pode desenvolver para manter a saúde mental equilibrada no dia-a-dia:

 

  1. Praticar atividade física: O exercício físico aumenta a produção de endorfinas, uma substância natural produzida pelo cérebro que ajuda a regular as emoções. As endorfinas reduzem o stress e a ansiedade.
  2. Manter uma alimentação saudável: Uma dieta equilibrada proporciona o bem-estar físico que, inevitavelmente, está ligado aobem-estar mental.
  3. Reforçar os laços sociais: É importante conviver com amigos, familiares e pessoas que nos fazem bem. Pelo contrário, evite as relações tóxicas que podem afetar gravemente a sua autoestima e desencadear transtornos ou problemas mentais, como ansiedade e depressão.
  4. Dedicar tempo a atividades que gosta: Faça atividades que o deixam feliz e que ajudam a aliviar a mente de pensamentosnegativos ou dos problemas do dia-a-dia.
  5. Priorizar o sono de qualidade: Uma boa rotina de sono é fundamental. Noites mal dormidas colaboram para agravar os problemas, levando a transtornos mentais e emocionais.
  6. Fazer meditação/exercícios de respiração: Esta é uma técnica excelente para ajudar a manter a calma sob pressão. Com tranquilidade é possível realizar as tarefas rotineiras e "sobreviver" ao stress diário sem prejudicar asaúde mental.
  7. Consultar o médico ou farmacêutico: Acompanhamento médico, seja por um psicólogo ou por um médico de Clínica Geral, ou até por um farmacêutico da sua confiança, pode ser fundamental para gerir a saúde mental, melhorando o desempenho profissional, fortalecendo relacionamentos e desenvolvendo o amor-próprio.

 

Não espere por sinais e sintomas de um problema mental. Valorize a sua saúde mental e cuide de si!

Sente que precisa de melhorar a sua saúde mental? Conquiste-a investindo de forma consciente em ferramentas que possam ajudar. Na Farmácia Varela acreditamos na prática da escuta ativa para que possamos responder com assertividade, atenção e carinho às necessidades dos nossos utentes porque acreditamos mesmo que "cuidar é diferente de tratar"!

Partilhar:

  • m5.jpg
  • m7.jpg
  • m9.jpg
  • caudalie.png
  • m16.png
  • m25.jpg
  • m26.jpg
  • m29.jpg
  • m38.jpg
  • m39.jpg
  • nuk-logo.png
  • m53.jpg
  • m59.jpg
  • m68.jpg
  • uriage-logo.png
  • m106.jpg
  • m141.jpg
  • m164.jpg
  • dr.-browns-logo.png
  • mustela-logo.png
  • m249.jpg
  • cerave-logo.png
  • uriage-bebe-logo.png
  • philips-avent-logo.png
  • m2.jpg
  • logo.png
  • minikoioi-logo.png
  • bibs-logo.jpg

Autorizada a disponibilizar Medicamentos Não Sujeitos a Receita Médica através da Internet pelo INFARMED, I.P.

Autorizada a venda à distância de medicamentos veterinários não sujeitos a receita médica veterinária, de acordo com o artigo 104º do Regulamento (UE) 2019/6, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 11 de dezembro de 2018.

Medicamentos | Se na sua receita tiver MSRM, MNSRM ou Medicamentos Manipulados, estes só podem ser entregues nos seguintes concelhos: Azambuja, Alenquer, Vila Franca de Xira e Arruda dos Vinhos.

Livro de Elogios Livro de Reclamações