ENTREGAS GRÁTIS PARA PORTUGAL CONTINENTAL PARA COMPRAS ACIMA DE 30€ (COMPRAS ATÉ 5KG)
A Organização Mundial de Saúde estima que mais de 970 milhões de pessoas vivem com problemas de saúde mental. Mas, se pensa que saúde mental é apenas a ausência de transtornos ou enfermidades mentais, enganou-se. É um conceito muito mais abrangente.
Num assunto ainda tabu, adoecer mentalmente não é sinal de fraqueza nem inferioridade. Por isso, cuidar da saúde mental é tão importante quanto cuidar da saúde física. Ambas andam de mão dada, até porque, já dizia o provérbio latino "mente sã, corpo são".
Ninguém pode dizer que é totalmente saudável se a sua mente não se encontra em equilíbrio, ainda que fisicamente não tenha qualquer doença ou enfermidade. A saúde mental e a saúde física são duas vertentes indissociáveis da saúde.
De uma forma simples, implica sentirmo-nos bem connosco próprios e na relação com os outros, sermos capazes de lidar de forma positiva com as adversidades, ter confiança e não temer o futuro, mas também conseguir lidar com sentimentos negativos, como tristeza, insatisfação, frustração.
A Organização Mundial de Saúde divulgou, recentemente, o maior relatório sobre saúde mental desde o início do século. Em 2019, quase mil milhões de pessoas, incluindo 22% de crianças e jovens entre os 5 e os 19 anos, viviam com algum tipo de problema de saúde mental.
Nesta infografia pode consultar os principais dados estatísticas de saúde mental de acordo com o relatório da OMS:
Qual a importância da saúde mental?
A saúde mental é um dos elementos da saúde geral de uma pessoa para que possa gozar de saúde plena e completa. Os fatores que influenciam o nível de saúde mental de uma pessoa são diversos e podem estar relacionados com questões sociais, psicológicas e biológicas.
Um problema de saúde mental pode ser despoletado por motivos tão diversos quanto problemas socioeconómicos, violência, perda, condições de trabalho, fatores psicológicos ou até fatores genéticos. Estes e outros fatores acabam por afetar a saúde mental e originam sentimentos e sensações como stress, ansiedade, medo, pânico e/ou relações tóxicas.
Muitas vezes, as pessoas afetadas por problemas de saúde mental (de maior ou menor gravidade), são incompreendidas, estigmatizadas, excluídas ou marginalizadas. Afinal, esteé ainda um assunto tabu ao qual estão associados muitos mitos e falsos conceitos. As pessoas tendem a não prestar atenção aos primeiros sinais e apenas valorizam quando surge um transtorno psicológico, como a depressão ou a ansiedade.
Por isso é fundamental falarmos de saúde mental e alertar para a importância do controle e redução dos sintomas.
Os problemas de saúde mental mais frequentes são:
● Ansiedade: é um distúrbio nos casos em que se prolonga ou quando surge semmotivo aparente. As pessoas ansiosas estão num estado de permanente tensão, oque gera reflexos negativos na vida social, afetiva e laboral;
● Síndrome de pânico: situação de ansiedade agravada que pode levar a ataques depânico sucessivos;
● Síndrome de Burnout: também conhecido por esgotamento laboral, é um tipo deproblema de saúde mental relacionado com o trabalho e que surge em pessoassubmetidas a constantes situações de stress ou sujeitas a demasiada exigência;
● Stress Pós-Traumático: é um tipo de transtorno de ansiedade que surge comoconsequência de um evento específico, como a morte ou um grave acidente;
● Depressão: é um agente de incapacitação para a vida social, pessoal e profissional,sendo dos problemas de saúde mental mais frequentes em todo o mundo;
● Perturbações psicóticas, como por exemplo esquizofrenia;
● Atraso mental;
● Demências;
● Dependência de álcool e outras drogas.
A mente é uma ferramenta vital para o nosso funcionamento. Cuidar da mente é essencial para uma vida mais feliz, com mais qualidade e com mais saúde. Existem algumas ações diárias que pode desenvolver para manter a saúde mental equilibrada no dia-a-dia:
Não espere por sinais e sintomas de um problema mental. Valorize a sua saúde mental e cuide de si!
Sente que precisa de melhorar a sua saúde mental? Conquiste-a investindo de forma consciente em ferramentas que possam ajudar. Na Farmácia Varela acreditamos na prática da escuta ativa para que possamos responder com assertividade, atenção e carinho às necessidades dos nossos utentes porque acreditamos mesmo que "cuidar é diferente de tratar"!
Partilhar:
Autorizada a disponibilizar Medicamentos Não Sujeitos a Receita Médica através da Internet pelo INFARMED, I.P.
Autorizada a venda à distância de medicamentos veterinários não sujeitos a receita médica veterinária, de acordo com o artigo 104º do Regulamento (UE) 2019/6, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 11 de dezembro de 2018.
Medicamentos | Se na sua receita tiver MSRM, MNSRM ou Medicamentos Manipulados, estes só podem ser entregues nos seguintes concelhos: Azambuja, Alenquer, Vila Franca de Xira e Arruda dos Vinhos.