Rinite alérgica e primavera: como minimizar os sintomas

A Primavera está a chegar. Com ela, começam a congestão nasal, a tosse, os espirros, os olhos a lacrimejar. Se gosta da Primavera, mas tem de viver com os sintomas de rinite alérgica, este artigo vai ajudar.

Vamos explorar os desafios de lidar com alergias sazonais, com foco especial na rinite alérgica. Prepare-se para se libertar dos desconfortos da rinite alérgica com estratégias para amenizar os sintomas e tratamentos possíveis.

O que é a rinite alérgica?

A rinite alérgica é uma das doenças crónicas mais frequentes a nível mundial, estimando-se que atinja entre 10 e 20% da população mundial. Um estudo realizado em 2010 em Portugal estimou que 22% da população portuguesa apresenta queixas de rinite alérgica.

É uma doença que resulta da inflamação da mucosa do nariz quando esta é exposta a substâncias que desencadeiam alergia. Entre os principais alergénios destacam-se os pólens, principalmente das gramíneas, fungos, pelo de animais domésticos, ácaros e poeiras.

Quando uma pessoa alérgica entra em contacto com esses alergénios, o sistema imunitário liberta substâncias químicas, como a histamina, que provocam os sintomas característicos da rinite alérgica.

A rinite alérgica faz parte da chamada "Marcha Alérgica": pode surgir isoladamente ou combinada com asma ou eczema. Existe ainda uma predisposição genética para quem tem

rinite alérgica ou outras condições da marcha alérgica. É importante realçar que, não sendo tratada nem controlada, esta condição pode agravar outras doenças associadas.

Como se classifica a rinite alérgica

A classificação da rinite alérgica depende da duração e gravidade dos sintomas que, quando não controlados, podem apresentar um grande impacto na qualidade de vida:

Rinite alérgica sazonal: ocorre em determinadas épocas do ano em resposta à presença mais intensa de alergénios como o pólen;

Rinite alérgica perene: persiste ao longo do ano devido à exposição contínua a alergénios presentes, por exemplo no ambiente doméstico, como os ácaros e o pelo dos animais;

5 principais sintomas de rinite alérgica

Os sintomas de rinite podem ocorrer separadamente ou em conjunto. Por norma são mais frequentes entre os meses de março e outubro, potenciados pelas temperaturas amenas e maior concentração de alergénios no ambiente.

Estes são os 5 principais sintomas de rinite alérgica a que deve ter atenção:

1. Obstrução nasal;
  2. Espirros frequentes;
  3. Pingo do nariz;
  4. Olhos vermelhos, com lacrimejo, comichão e/ou inchaço;
  5. Dificuldade em respirar;

A rinite alérgica tem cura?

A rinite alérgica não tem cura. A gestão da rinite alérgica é fundamental para o controlo da doença. O tratamento visa aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida do paciente, reduzindo a resposta do sistema imunológico aos alergénios.

Como tratar a rinite alérgica?

Ainda que não tenha cura, existe tratamento médico que alivia os sintomas causados pela rinite alérgica.

Os anti-histamínicos são o tratamento mais comum nestes casos. A sua ação faz diminuir os espirros, rinorreia aquosa e prurido nasal e ocular. Estes medicamentos estão disponíveis sob a forma de comprimidos, xaropes ou gotas orais.

Uma solução rápida e eficaz para a obstrução nasal são os descongestionantes tópicos nasais, em spray ou em gotas nasais. Os corticóides de aplicação tópica nasal são muito eficazes na rinite alérgica, sendo frequentemente benéfica a sua associação com os anti- histamínicos. Qual a melhor opção? Pergunte ao seu Farmacêutico!

Os colírios também diminuem a comichão, a vermelhidão e o edema ocular e são geralmente usados ​​em combinação com outros medicamentos.

9 estratégias para amenizar os sintomas de alergias na primavera

A primavera traz desafios para aqueles que sofrem de alergias, especialmente de rinite alérgica. Contudo, existem várias estratégias que ajudam a amenizar os sintomas e permitem aproveitar a estação. Aqui estão 10 estratégias eficazes:

1. Manter a casa limpa e aspirada;
  2. Em dias de maior concentração de pólens, manter as portas e janelas de casa fechadas;
  3. Evitar ambientes muito fechados, poluídos e com fumo de tabaco;
  4. Reduzir a prática desportiva em espaços relvados ou arborizados;
  5. No exterior, utilizar óculos de sol para proteger os olhos;
  6. Limpar regularmente as fossas nasais com soro fisiológico ou água do mar;
  7. Aumentar o consumo de alimentos ricos em vitamina C, como por exemplo o ananás, uma das melhores fontes de bromelina, uma enzima que alivia a congestão nasal e a irritação;
  8. Manter a hidratação para ajudar a fluidificar as secreções nasais, tornando mais fácil a eliminação de alergénios;
  9. Consultar regularmente o boletim polínico da sua região, disponível no site da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica.

É fundamental consultar um profissional de saúde para obter orientações específicas para o seu caso. Estas estratégias podem proporcionar alívio, mas a gestão eficaz das alergias requer uma abordagem personalizada.