Pernas cansadas? Como melhorar a circulação venosa

Milhões de pessoas em todo o mundo sofrem com os sintomas de má circulação nas pernas. É daquelas pessoas que no final do dia tem sensação de pernas cansadas, inchaço ou formigueiro? Pode estar a sofrer com problemas associados à circulação venosa.

Perceber como funciona a circulação sanguínea nos membros inferiores, quais os sintomas e os riscos da má circulação e manter hábitos saudáveis pode diminuir o risco de doenças mais graves.

A circulação venosa nas pernas

O sangue tem duas grandes funções ao longo do corpo e a sua circulação tem diferentes denominações consoante o seu papel.

A circulação arterial tem a função de alimentar os tecidos e órgãos de forma a fornecer os nutrientes, oxigénio e hormonas necessárias ao seu bom funcionamento.

A circulação venosa tem a função de remover as impurezas que os mesmos tecidos e órgãos produzem. É através das veias das pernas que o sangue retorna ao coração, tendo para isso que contrariar a força da gravidade, num processo chamado "retorno venoso". .

Como funciona a circulação sanguínea nos membros inferiores

Para que o sangue retorne ao coração, existem estruturas anatómicas do nosso corpo muito importantes:

a sola dos pés que tem a função de impulsionar o sangue para o coração; os músculos das pernas que comprimem as veias e consequentemente impulsionam também o sangue no sentido ascendente válvulas venosas, que se encontram no interior das veias das pernas, que fazem com o que o sangue não consiga retornar no sentido dos pés.

Em casos de insuficiência venosa crónica, existem alterações na parede e nas válvulas das veias das pernas, resultando na difulculdade de o sangue conseguir retornar ao coração e acumulando-se nas pernas.

Sintomas de problemas venosos

Os sintomas relacionados com má circulação venosa são frequentes, nomeadamente a sensação de pernas cansadas. De facto, estima-se que cerca de 1/3 da população sofra desta sensação, que acontece quando o sangue estagna na zona das pernas. Este é, muitas vezes, um dos primeiros sinais de distúrbios venosos. Esta acumulação de sangue leva ao aparecimento dos primeiros sintomas, nomeadamente:

• l Comichão
  • l Formigueiro
  • l Dores
  • l Cãibras
  • l Edemas
  • l Varizes
  • l Inchaço
  • l Cansaço das pernas

Alguns destes sintomas podem ser aliviados com medicação apropriada. No entanto, deve sempre consultar o médico ou farmacêutico para adequar o tratamento à sua situação.

Os riscos da má circulação

Estes sintomas são, na maioria dos casos, sinais de que a circulação venosa não funciona corretamente e podem ser o alerta para a doença venosa:

Uma circulação deficitária tem vários riscos para a saúde, nomeadamente:

Varizes: quadro caracterizado por veias dilatadas e tortuosas que surgem na superfície cutânea e alteram o fluxo e a direção da corrente sanguínea. Úlcera Varicosa: ferida de difícil cicatrização, normalmente localizada na região do tornozelo. Trombose venosa: um quadro de varizes pode potenciar a formação de um pequeno coágulo, dificultando a circulação.

5 dicas para melhorar a circulação venosa

A má circulação venosa nas pernas é bastante perigosa. Por isso, fique atento aos sinais. Além disso, existem rotinas e cuidados que pode adotar no seu dia-a-dia que ajudam a melhorar a circulação. Deixamos 5 dicas:

Pratique exercício físico diariamente. Não precisa de algo intenso. Caminhar durante 30 minutos ajuda a facilitar a circulação nas pernas. Durante o banho deixe que a água fria do duche caia sobre as pernas. Beba muitos líquidos, nomeadamente água. Faça massagens na zona das pernas com um creme revitalizador que ajude a refrescar e aliviar a sensação de pernas cansadasEvite calças demasiado justas, assim como meias ou sapatos apertados.

Cuide da sua circulação venosa e melhore a sua qualidade de vida! As farmácias do Grupo Varela têm ao seu dispor profissionais habilitados a esclarecer as suas dúvidas e questões referentes a esta temática.