ENTREGAS GRÁTIS PARA PORTUGAL CONTINENTAL PARA COMPRAS ACIMA DE 30€ (COMPRAS ATÉ 5KG)
A diabetes mellitus é uma doença crónica que afeta cerca de 537 milhões de pessoas. Em Portugal os números rondam 1 milhão de portugueses. Com uma taxa de 12,4%, somos o país da Europa Ocidental com maior prevalência.
Desde 1991 que no dia 14 de Novembro se comemora o Dia Mundial da Diabetes, sendo mais uma oportunidade para falarmos sobre esta doença, sobre como o controlo diário faz a diferença e como é possível viver bem com a diabetes.
A diabetes é uma doença metabólica crónica na qual os níveis de açúcar no sangue (glicose) são anormalmente elevados, seja porque o organismo não produz ou não utiliza a insulina que produz de forma eficaz para atender às necessidades do corpo.
A insulina é uma hormona produzida no pâncreas. Numa situação saudável, a insulina é responsável por captar a glicose da corrente sanguínea e conduzi-la para as células de todo o corpo. Posteriormente, a glicose é utilizada como energia.
No caso dos diabéticos, a situação é diferente: quando a insulina não atua, ou está em falta, o organismo entra em hiperglicemia, ou seja, excesso de açúcar no sangue, deteriorando progressivamente os vasos sanguíneos.
Que tipos de diabetes mellitus existem?
Existem dois tipos de diabetes mellitus:
Quais os sintomas da diabetes?
A diabetes pode apresentar uma variedade de sintomas, ainda que nem todas as pessoas com a condição tenham os mesmos sintomas e algumas podem até não apresentar sintomas evidentes.
Há 3 sintomas marcantes nesta patologia, habitualmente conhecidos por três P's da Diabetes: polidipsia, polifagia e poliúria (sede intensa, fome constante e vontade frequente de urinar). Para além destes sinais e sintomas deve estar atento a outros, nomeadamente:
- Boca seca;
- Perda de peso inexplicável;
- Fadiga;
- Alterações na visão, principalmente visão turva;
- Lenta cicatrização das feridas;
- Infeções recorrentes;
- Formigueiro ou dormência nas mãos e/ou pés;
- Mau hálito;
- Náuseas e vómitos;
Qual a importância do controlo diário da diabetes?
O controlo diário da diabetes é de fundamental importância para aqueles que vivem com a doença, uma vez que permitirá prevenir futuras complicações e melhorar a qualidade de vida dos diabéticos.
O objetivo principal do controlo diário da diabetes é manter os níveis de glicose no sangue dentro de uma faixa saudável. Isto permite prevenir hiperglicemia (níveis elevados de glicose no sangue) e hipoglicemia (níveis baixos de glicose no sangue).
Além disso, pode reduzir o risco de complicações crónicas, como doenças cardíacas, acidentes vasculares cerebrais ou insuficiência renal. Deste modo, reduz-se também a probabilidade de hospitalização relacionada com a diabetes.
No fundo, esta monitorização permite que os diabéticos tenham melhor qualidade de vida, empoderamento, autonomia e longevidade.
Como fazer a monitorização da diabetes?
A monitorização diária da diabetes envolve o acompanhamento regular dos níveis de glicose no sangue, bem como de outros fatores que afetam o controlo da doença.
O Diário da Diabetes, que pode descarregar aqui, é uma forma eficaz de fazer esta monitorização pois permite registar os níveis de glicemia e manter um registo de quem faz parte da equipa de saúde do diabético (médico, enfermeiro, farmacêutico, nutricionista, entre outros), qual a medicação que está a tomar e quais os seus objetivos terapêuticos.
Aprender a gerir a diabetes pode parecer um grande desafio. Passa, essencialmente, por aprender a controlar os níveis de glicemia, por praticar um estilo de vida saudável e exercício físico regular.
Como medir os níveis de glicose no sangue?
Segundo a Federação Internacional da Diabetes, para a maior parte dos diabéticos, os valores-alvo de glicemia são os seguintes:
- Em jejum: menos de 115 mg/dL
- 2 horas após as refeições: menos de 160 mg/dL
- Não devem existir valores inferiores a 70 mg/dL em nenhuma altura do dia
Para medir o nível de açúcar no sangue de forma simples diariamente pode recorrer à farmácia mais próxima de si, incluindo a Farmácia Varela. Temos ao seu dispor o serviço de medição de glicemia no sangue.
5 dicas para viver bem com a diabetes
É possível viver uma vida plena e com qualidade com diabetes. Aqui estão 5 dicas para ajudar a controlar a diabetes:
- Aprenda sobre a doença: conheça os tipos, os fatores de risco, a importância da alimentação, a medicação, as estratégias de tratamento e mantenha-se atualizado sobre o tema;
- Adote uma alimentação saudável, equilibrada e diversificada, rica em frutas com baixo valor glicémico, legumes, grãos integrais, proteínas magras e gorduras saudáveis. Pode consultar um nutricionista para obter uma plano alimentar personalizado;
- Pratique atividade física, uma vez que o exercício ajuda a melhorar a sensibilidade à insulina e a manter os níveis de glicose no sangue saudáveis. Deve ter como objetivo fazer 150 minutos de atividade moderada por semana.
- Monitorize diariamente a glicose no sangue, de acordo com as orientações do seu médico, e mantenha um registo dos resultados;
- Tome a medicação corretamente: respeitar os horários e cumprir o tratamento prescrito é fundamental para controlar a diabetes;
Na nossa Farmácia pode ter toda a ajuda que precisa para prevenir e/ou viver bem com a diabetes. Além de fazermos regularmente rastreios, temos profissionais qualificados para analisar a sua situação nutricional e sugerir as melhores soluções.
Pode sempre aconselhar-se com a nossa equipa habilitada a esclarecer as suas dúvidas e questões referentes à diabetes.
Farmácia Varela, onde cuidar é diferente de tratar.
Partilhar:
Autorizada a disponibilizar Medicamentos Não Sujeitos a Receita Médica através da Internet pelo INFARMED, I.P.
Medicamentos | Se na sua receita tiver MSRM, MNSRM ou Medicamentos Manipulados, estes só podem ser entregues nos seguintes concelhos: Azambuja, Alenquer, Vila Franca de Xira e Arruda dos Vinhos.