JÁ TEM O SEU YELLOW CARD?

SIGA-NOS

ENTREGAS GRÁTIS PARA PORTUGAL CONTINENTAL PARA COMPRAS ACIMA DE 30€ (COMPRAS ATÉ 5KG)

Diabetes - Controlo Diário da Doença

Viver bem com a diabetes através do controlo diário da doença

A diabetes mellitus é uma doença crónica que afeta cerca de 537 milhões de pessoas. Em Portugal os números rondam 1 milhão de portugueses. Com uma taxa de 12,4%, somos o país da Europa Ocidental com maior prevalência.

Desde 1991 que no dia 14 de Novembro se comemora o Dia Mundial da Diabetes, sendo mais uma oportunidade para falarmos sobre esta doença, sobre como o controlo diário faz a diferença e como é possível viver bem com a diabetes.

O que é a diabetes?

A diabetes é uma doença metabólica crónica na qual os níveis de açúcar no sangue (glicose) são anormalmente elevados, seja porque o organismo não produz ou não utiliza a insulina que produz de forma eficaz para atender às necessidades do corpo.

A insulina é uma hormona produzida no pâncreas. Numa situação saudável, a insulina é responsável por captar a glicose da corrente sanguínea e conduzi-la para as células de todo o corpo. Posteriormente, a glicose é utilizada como energia.

No caso dos diabéticos, a situação é diferente: quando a insulina não atua, ou está em falta, o organismo entra em hiperglicemia, ou seja, excesso de açúcar no sangue, deteriorando progressivamente os vasos sanguíneos.

Que tipos de diabetes mellitus existem?

Existem dois tipos de diabetes mellitus:

  1. Diabetes tipo 1: o sistema imunológico ataca as células produtoras de insulina no pâncreas, impedindo a produção de insulina. As pessoas com diabetes tipo 1 têm de receber injeções de insulina para controlar os níveis de glicose no sangue. Também é conhecida por Diabetes Insulino-Dependente.
  2. Diabetes tipo 2: é o tipo mais comum, afetando 90% dos pacientes. Nesta situação, o corpo não consegue usar a insulina de forma eficaz ou não produz insulina suficiente. É associada a fatores de risco, como obesidade, genética ou estilo de vida sedentário.

 

Quais os sintomas da diabetes?

A diabetes pode apresentar uma variedade de sintomas, ainda que nem todas as pessoas com a condição tenham os mesmos sintomas e algumas podem até não apresentar sintomas evidentes.

Há 3 sintomas marcantes nesta patologia, habitualmente conhecidos por três P's da Diabetes: polidipsia, polifagia e poliúria (sede intensa, fome constante e vontade frequente de urinar). Para além destes sinais e sintomas deve estar atento a outros, nomeadamente:

  1. Boca seca;
  2. Perda de peso inexplicável;
  3. Fadiga;
  4. Alterações na visão, principalmente visão turva;
  5. Lenta cicatrização das feridas;
  6. Infeções recorrentes;
  7. Formigueiro ou dormência nas mãos e/ou pés;
  8. Mau hálito;
  9. Náuseas e vómitos;

Qual a importância do controlo diário da diabetes?

O controlo diário da diabetes é de fundamental importância para aqueles que vivem com a doença, uma vez que permitirá prevenir futuras complicações e melhorar a qualidade de vida dos diabéticos.

O objetivo principal do controlo diário da diabetes é manter os níveis de glicose no sangue dentro de uma faixa saudável. Isto permite prevenir hiperglicemia (níveis elevados de glicose no sangue) e hipoglicemia (níveis baixos de glicose no sangue).

Além disso, pode reduzir o risco de complicações crónicas, como doenças cardíacas, acidentes vasculares cerebrais ou insuficiência renal. Deste modo, reduz-se também a probabilidade de hospitalização relacionada com a diabetes.

No fundo, esta monitorização permite que os diabéticos tenham melhor qualidade de vida, empoderamento, autonomia e longevidade.

Como fazer a monitorização da diabetes?

A monitorização diária da diabetes envolve o acompanhamento regular dos níveis de glicose no sangue, bem como de outros fatores que afetam o controlo da doença.

O Diário da Diabetes, que pode descarregar aqui, é uma forma eficaz de fazer esta monitorização pois permite registar os níveis de glicemia e manter um registo de quem faz parte da equipa de saúde do diabético (médico, enfermeiro, farmacêutico, nutricionista, entre outros), qual a medicação que está a tomar e quais os seus objetivos terapêuticos.

Aprender a gerir a diabetes pode parecer um grande desafio. Passa, essencialmente, por aprender a controlar os níveis de glicemia, por praticar um estilo de vida saudável e exercício físico regular.

 

Como medir os níveis de glicose no sangue?

Segundo a Federação Internacional da Diabetes, para a maior parte dos diabéticos, os valores-alvo de glicemia são os seguintes:

- Em jejum: menos de 115 mg/dL

- 2 horas após as refeições: menos de 160 mg/dL

- Não devem existir valores inferiores a 70 mg/dL em nenhuma altura do dia

 

Para medir o nível de açúcar no sangue de forma simples diariamente pode recorrer à farmácia mais próxima de si, incluindo a Farmácia Varela. Temos ao seu dispor o serviço de medição de glicemia no sangue.

 

5 dicas para viver bem com a diabetes

É possível viver uma vida plena e com qualidade com diabetes. Aqui estão 5 dicas para ajudar a controlar a diabetes:

  1. Aprenda sobre a doença: conheça os tipos, os fatores de risco, a importância da alimentação, a medicação, as estratégias de tratamento e mantenha-se atualizado sobre o tema;
  2. Adote uma alimentação saudável, equilibrada e diversificada, rica em frutas com baixo valor glicémico, legumes, grãos integrais, proteínas magras e gorduras saudáveis. Pode consultar um nutricionista para obter uma plano alimentar personalizado;
  3. Pratique atividade física, uma vez que o exercício ajuda a melhorar a sensibilidade à insulina e a manter os níveis de glicose no sangue saudáveis. Deve ter como objetivo fazer 150 minutos de atividade moderada por semana.
  4. Monitorize diariamente a glicose no sangue, de acordo com as orientações do seu médico, e mantenha um registo dos resultados;
  5. Tome a medicação corretamente: respeitar os horários e cumprir o tratamento prescrito é fundamental para controlar a diabetes;

Na nossa Farmácia pode ter toda a ajuda que precisa para prevenir e/ou viver bem com a diabetes. Além de fazermos regularmente rastreios, temos profissionais qualificados para analisar a sua situação nutricional e sugerir as melhores soluções.

Pode sempre aconselhar-se com a nossa equipa habilitada a esclarecer as suas dúvidas e questões referentes à diabetes.

Farmácia Varela, onde cuidar é diferente de tratar.

Partilhar:

  • m5.jpg
  • m7.jpg
  • m9.jpg
  • caudalie.png
  • m16.png
  • m25.jpg
  • m26.jpg
  • m29.jpg
  • m38.jpg
  • m39.jpg
  • nuk-logo.png
  • m53.jpg
  • m59.jpg
  • m68.jpg
  • uriage-logo.png
  • m106.jpg
  • m141.jpg
  • m164.jpg
  • dr.-browns-logo.png
  • mustela-logo.png
  • m249.jpg
  • cerave-logo.png
  • uriage-bebe-logo.png
  • philips-avent-logo.png
  • m2.jpg
  • logo.png
  • minikoioi-logo.png
  • bibs-logo.jpg

Autorizada a disponibilizar Medicamentos Não Sujeitos a Receita Médica através da Internet pelo INFARMED, I.P.

Autorizada a venda à distância de medicamentos veterinários não sujeitos a receita médica veterinária, de acordo com o artigo 104º do Regulamento (UE) 2019/6, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 11 de dezembro de 2018.

Medicamentos | Se na sua receita tiver MSRM, MNSRM ou Medicamentos Manipulados, estes só podem ser entregues nos seguintes concelhos: Azambuja, Alenquer, Vila Franca de Xira e Arruda dos Vinhos.

Livro de Elogios Livro de Reclamações