JÁ TEM O SEU YELLOW CARD?

SIGA-NOS

ENTREGAS GRÁTIS PARA PORTUGAL CONTINENTAL PARA COMPRAS ACIMA DE 30€ (COMPRAS ATÉ 5KG)

Dia Mundial da Água: um bem precioso para todos

Dia Mundial da Água: um bem precioso para todos

Água é sinónimo de vida e um bem precioso para todos os seres vivos. Onde há água, há vida. Não importa quem somos, aquilo que fazemos ou onde vivemos. Dependemos da água para viver. Ainda assim, nem sempre o ser humano toma as atitudes necessárias paraa preservar.

O Dia Mundial da Água, celebrado anualmente a 22 de março desde 1993, relembra o papel da água como recurso essencial à vida, além de chamar a atenção para a importância da água doce e para a necessidade de gestão sustentável dos recursos hídricos.

Celebramos o Dia Mundial da Água na Farmácia Varela com um alerta para a importância da água na nossa vida e com estratégias simples para facilitar o consumo de água no seu dia a dia.

 

Qual a importância da água?

A água é um recurso natural fundamental para a vida, essencial para a sobrevivência e bem-estar de todas as formas de vida, incluindo plantas, animais e seres humanos. Basta pensarmos que vivemos no "Planeta Azul", uma referência ao planeta Terra, visto do espaço como um globo azul, devido à grande quantidade de água que cobre a suasuperfície.

O "Planeta Azul" é um símbolo da importância da água e da necessidade de preservar os nossos recursos hídricos. A água é um recurso vital que sustenta a vida, mas a crescente procura por água potável, a poluição e as mudanças climáticas estão a ameaçar a disponibilidade e a qualidade da água em todo o mundo.

Sabia que cerca de 70% da Terra é constituída por água, mas a maioria é salgada? Há apenas 2,7% de água doce, sendo que uma parte muito residual está disponível para utilização e consumo. Enquanto seres humanos, utilizamos a água não só para beber, mas também para várias atividades, como, por exemplo, para a agricultura, para a indústria e até para a limpeza, higiene e confeção de alimentos.

 

A importância da água para uma vida saudável

Tal como o planeta, também o corpo humano é constituído maioritariamente por água. Em média, a água representa cerca de 60% do peso total do corpo humano em adultos. No entanto, essa percentagem pode variar entre 50 a 70% em adultos saudáveis, dependendo de vários fatores.

Neste esquema podemos ver a distribuição da água no organismo humano:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A água é um componente essencial do corpo humano, desempenhando muitas funçõesvitais, entre elas:

● Regula a temperatura corporal;

● Deixa a pele hidratada e luminosa;

● Desintoxica o organismo;

● Protege as articulações;

● Ajuda a perder peso;

● Previne a obstipação;

● Facilita a digestão;

● Aumenta a energia;

● Melhora a circulação de oxigénio no sangue;

● Alivia dores de cabeça e enxaquecas;

 

Para um funcionamento saudável do organismo temos de repor os níveis de água através do seu consumo, uma vez que esta se perde pela respiração, transpiração, urina e fezes. Diariamente perdemos cerca de 1 a 2% de água, percentagem que pode ser superior noverão ou em pessoas que transpiram mais. A desidratação pode causar fadiga, tonturas, confusão mental e até danos permanentes em casos graves.

 

6 estratégias para beber mais água

As crenças populares dizem que se deve beber 2 litros de água diariamente, distribuídos por 8 copos ao longo do dia. Mas, esta recomendação não se adapta a todas as pessoas. Se quiser ter em mente um número, pode usar o seguinte cálculo: 35 ml de água multiplicado pelo seu peso corporal. Por exemplo, uma pessoa que pesa 70 kg deverá beber pelo menos 2,5 litros de água por dia. Caso tenha dificuldade em beber água, pode seguir as nossas estratégias:

  1. Não espere por sentir sede para beber água;
  2. Distribua o consumo de água por diferentes porções ao longo do dia;
  3. Tenha sempre consigo uma garrafa de água, se possível de vidro ou material;
  4. Ecológico para encher as vezes que pretender e proteger o Planeta;
  5. Ingira alimentos que contenham elevados índices de água, como melancia, pepino, aipo, alface, tomate, abacaxi, morango, laranja, entre outros;
  6. Beba um copo de água antes de cada refeição;
  7. Não gosta do sabor da água? Pode aromatizá-la com citrinos, hortelã ou frutos vermelhos, por exemplo;

 

Vamos repensar a preservação da água?

O consumo de água no mundo varia bastante dependendo da região, das atividades económicas, das condições climáticas e dos hábitos de consumo da população. No geral, podemos dizer que o consumo de água tem aumentado ao longo das últimas décadas, em parte devido ao crescimento populacional e ao desenvolvimento económico. Segundo a ONU, a procura por água no mundo deve crescer cerca de 55% até 2050, principalmente nos setores da agricultura e da indústria.

Existe uma falsa ideia de que os recursos hídricos são infinitos. Mas, a falta de água é uma ameaça real. Não podemos esquecer que algumas regiões do mundo são particularmente vulneráveis à escassez de água, como partes da África, Médio Oriente, Ásia Central eAmérica do Sul. Nessas regiões, a falta de água potável pode levar a doenças, fome, conflitos e migração de populações.

É por isso que momentos como o Dia Mundial da Água assumem um papel crucial. Para este ano, a ONU definiu para o Dia Mundial da Água o tema "Acelerando Mudanças Seja a mudança que deseja ver no mundo", visando discutir formas de acelerar mudanças para solucionar a crise global de água e saneamento. O desafio é simples: repensarmos as nossas atitudes relativamente ao uso e consumo de água em casa, na escolha e nacomunidade, assumindo um compromisso de mudança.

 

A preservação da água é crucial para garantir um suprimento sustentável e seguro para as gerações presentes e futuras. Como pode fazer o seu papel? Deixamos-lhe aqui algumas dicas:

● Reduza o consumo de água nas suas atividades diárias, como tomar banho, lavar aroupa ou escovar os dentes;

● Sempre que possível reutilize a água;

● Recorra a equipamentos eficientes, como equipamentos com elevada classificação de eficiência energética;

● Aproveite a água da chuva para regar jardins e plantas;

● Evite poluir água de rios, lagos e oceanos;

 

Por vezes, medidas simples são a ajuda necessária para garantir um futuro hídrico sustentável.

Farmácia Varela, onde cuidar é diferente de tratar.

Partilhar:

  • m5.jpg
  • m7.jpg
  • m9.jpg
  • caudalie.png
  • m16.png
  • m25.jpg
  • m26.jpg
  • m29.jpg
  • m38.jpg
  • m39.jpg
  • nuk-logo.png
  • m53.jpg
  • m59.jpg
  • m68.jpg
  • uriage-logo.png
  • m106.jpg
  • m141.jpg
  • m164.jpg
  • dr.-browns-logo.png
  • mustela-logo.png
  • m249.jpg
  • cerave-logo.png
  • uriage-bebe-logo.png
  • philips-avent-logo.png
  • m2.jpg
  • logo.png
  • minikoioi-logo.png
  • bibs-logo.jpg

Autorizada a disponibilizar Medicamentos Não Sujeitos a Receita Médica através da Internet pelo INFARMED, I.P.

Autorizada a venda à distância de medicamentos veterinários não sujeitos a receita médica veterinária, de acordo com o artigo 104º do Regulamento (UE) 2019/6, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 11 de dezembro de 2018.

Medicamentos | Se na sua receita tiver MSRM, MNSRM ou Medicamentos Manipulados, estes só podem ser entregues nos seguintes concelhos: Azambuja, Alenquer, Vila Franca de Xira e Arruda dos Vinhos.

Livro de Elogios Livro de Reclamações