JÁ TEM O SEU YELLOW CARD?

SIGA-NOS

ENTREGAS GRÁTIS PARA PORTUGAL CONTINENTAL PARA COMPRAS ACIMA DE 30€ (COMPRAS ATÉ 5KG)

Desmistificar o sono infantil: um guia completo para pais

É um dos maiores desafios dos pais: o sono infantil. As crianças não nascem aptas a dormir, ainda que dormir seja uma necessidade fisiológica. Aprender a dormir é uma das inúmeras conquistas dos primeiros anos de vida. Por isso, entender e lidar com o sono infantil é verdadeiramente desafiante. Quantas horas devem dormir os bebés? Como criar uma rotina noturna? Quando passar o bebé para o próprio quarto?

Neste guia temos todas as respostas às principais dúvidas dos pais sobre o sono de bebés e crianças.

 

Quais as diferentes fases do sono do bebé e da criança?

Primeiro, é importante perceber que o sono de um bebé não é igual ao de um adulto. Nos primeiros meses de vida, o ritmo circadiano do bebé passa por um processo de amadurecimento para consolidar o ciclo biológico.

Tal como os adultos, os recém-nascidos apresentam duas fases de sono: o sono quieto (que é semelhante ao sono NREM dos adultos) e o sono ativo (que corresponde ao sono REM dos adultos). É apenas por volta dos 6 meses que as fases do sono do bebé se assemelham às dos adultos.

No sono REM, a respiração é mais rápida, irregular e existem movimentos oculares rápidos. Já no sono NREM o bebé dorme profundamente, com uma respiração mais lenta e regular, com pouco ou nenhum movimento. Por norma, é nesta fase que os pais costumam "ver se o bebé está a respirar", uma vez que ele costuma ficar muito quieto.

O ciclo de sono de um recém-nascido dura cerca de 50 minutos.

 

Quantas horas deve dormir um bebé?

O número de horas de sono de um bebé varia muito ao longo dos primeiros meses e anos de vida. Ao mesmo tempo, varia também a duração dos períodos de sono ao longo do dia e à noite, as chamadas sestas e sono noturno.

Nos primeiros 3 meses é normal que o bebé acorde a cada 3 horas, independentemente do horário. Por norma, a partir dos 4 meses a maioria dos bebés começa a dormir mais à noite e a passar mais tempo acordado durante o dia.

Nesta tabela pode ver o número de horas de sono adequado a cada idade, de acordo com a recomendação da Associação Portuguesa do Sono. No entanto, é importante lembrar que há exceções e que cada bebé é único.

 






























 

Como estabelecer uma rotina noturna eficaz?

Estabelecer uma rotina noturna eficaz é fundamental para criar um ambiente propício ao sono e garantir noites tranquilas para bebés e crianças.

Deve começar por definir um horário fixo para início da rotina noturna, uma vez que a consistência é a chave para sinalizar ao corpo que é hora de se preparar para o sono. Este horário pode ser relativamente flexível, mas deve começar todos os dias mais ou menos à mesma hora.

Pode também introduzir atividades calmas e relaxantes antes de dormir, como um banho com produtos adequados à idade, leitura de histórias ou canções de embalar. Estas atividades funcionam como transição para diminuir a agitação e preparar a criança para o sono. Pode ainda associar à rotina noturna o ruído branco ou uma luz suave de baixa intensidade.

O mais importante é que a rotina noturna seja curta e consistente. Uma sequência previsível ajuda o bebé a entender que a hora de dormir se aproxima. À medida que o bebé cresce, adapte a rotina às suas necessidades.

Qual a importância do ambiente de sono?

Um ambiente propício ao sono pode influenciar positivamente a capacidade de o bebé adormecer, permanecer a dormir e acordar revigorado. O ambiente de sono:

  1. Facilita o relaxamento, diminuindo a estimulação;
  2. Promove a produção de melatonina, uma hormona essencial para o sono;
  3. Cria uma associação positiva com o sono;
  4. Facilita a transição do berço para a cama;
  5. Potencia a sensação de segurança e conforto;
  6. Incentiva a regularidade nos padrões de sono;
  7. Promove o bem-estar geral do bebé;

 

Para criar um ambiente de sono favorável para o bebé deve apostar num ambiente calmo e sereno, avaliando a temperatura do quarto e a qualidade geral do ar.

Além destes critérios, garanta que o bebé dorme com um pijama confortável e com roupa de cama adequada.

Também é fundamental garantir que o bebé, principalmente recém-nascido, durma em segurança no seu berço: sem a presença de almofadas e bonecos (que podem originar risco de asfixia) e com os pés a tocar no fundo do berço, de barriga para cima. Pode também optar por incluir no quarto uma luz de presença noturna ou um projetor para ajudar a adormecer.

 

Com que idade deve o bebé passar a dormir no próprio quarto?


A transição do bebé para dormir no próprio quarto é uma decisão da família que pode variar de acordo com as preferências dos pais e o desenvolvimento do bebé. A decisão de levar o bebé para o seu quarto deve ter em conta as suas características, a dinâmica familiar e as necessidades de sono. Ainda assim, o berço do bebé deve ser mantido no quarto dos pais pelo menos até aos 6 meses de idade.

Deve também observar os sinais de prontidão do bebé, como uma maior capacidade de autorregulação e a capacidade de adormecer sem depender de contacto constante com os pais. Além disso, um bebé que começa a dormir por períodos mais longos à noite, sem necessidade de amamentação ou biberão, pode ser indicativo de que está pronto para dormir no próprio quarto.

 

Qual a idade certa para transitar do berço para a cama?

 

Não há uma idade certa. Algumas famílias optam por fazer a transição diretamente para uma cama de solteiro, enquanto outras escolhem camas infantis para facilitar a mudança. Por norma, a transição é feita entre os 18 meses e os 3 anos de idade.

Se verifica que o seu filho tenta trepar para sair do berço ou tem curiosidade em experimentar dormir noutra cama, podem ser indicadores de que está pronto para realizar essa transição.


O meu bebé tem um sono agitado. O que fazer?

 

É comum que os bebés tenham um sono agitado e padrões de sono irregulares, especialmente nos primeiros meses de vida. Existem várias razões para isso, e algumas sugestões podem ajudar a melhorar a qualidade do sono do seu bebé.


5 dicas para melhorar o sono do bebé

Além da implementação de uma rotina noturna e da garantia de que o ambiente de sono é adequado, pode seguir estas dicas para melhorar o sono do seu bebé:

  1. Evitar atividades vigorosas e estimulação antes de ir dormir, como brincadeiras agitadas, barulhos ou equipamentos electrónicos;
  2. Garantir que a alimentação ao longo do dia foi adequada;
  3. Conhecer os sinais de sonolência para evitar que o bebé fique demasiado cansado, o que pode dificultar o momento de adormecer;
  4. Incentivar a capacidade para o bebé adormecer;
  5. Estar atento a sinais de desconforto, como fralda suja, ou problemas de saúde que possam interferir com o sono;

    Não se esqueça que cada bebé é único e o que funciona para um pode não funcionar para outro. Ao compreender as diferentes fases do sono, estabelecer rotinas consistentes e ao criar um ambiente propício ao descanso, os pais podem contribuir significativamente para noites mais tranquilas e para o desenvolvimento saudável dos seus filhos.

Se surgirem dúvidas sobre o sono do seu bebé, não hesite em solicitar conselhos ao seu profissional de saúde. Juntos podemos criar um ambiente seguro, tranquilo e saudável para que os mais pequenos desfrutem de noites de sono revigorantes.

 

Farmácia Varela, onde cuidar é diferente de tratar.

Partilhar:

  • m5.jpg
  • m7.jpg
  • m9.jpg
  • caudalie.png
  • m16.png
  • m25.jpg
  • m26.jpg
  • m29.jpg
  • m38.jpg
  • m39.jpg
  • nuk-logo.png
  • m53.jpg
  • m59.jpg
  • m68.jpg
  • uriage-logo.png
  • m106.jpg
  • m141.jpg
  • m164.jpg
  • dr.-browns-logo.png
  • mustela-logo.png
  • m249.jpg
  • cerave-logo.png
  • uriage-bebe-logo.png
  • philips-avent-logo.png
  • m2.jpg
  • logo.png
  • minikoioi-logo.png
  • bibs-logo.jpg

Autorizada a disponibilizar Medicamentos Não Sujeitos a Receita Médica através da Internet pelo INFARMED, I.P.

Autorizada a venda à distância de medicamentos veterinários não sujeitos a receita médica veterinária, de acordo com o artigo 104º do Regulamento (UE) 2019/6, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 11 de dezembro de 2018.

Medicamentos | Se na sua receita tiver MSRM, MNSRM ou Medicamentos Manipulados, estes só podem ser entregues nos seguintes concelhos: Azambuja, Alenquer, Vila Franca de Xira e Arruda dos Vinhos.

Livro de Elogios Livro de Reclamações