JÁ TEM O SEU YELLOW CARD?

SIGA-NOS

ENTREGAS GRÁTIS PARA PORTUGAL CONTINENTAL PARA COMPRAS ACIMA DE 30€ (COMPRAS ATÉ 5KG)

Cuidados para garantir a saúde da sua boca

Saúde oral: cuidados para garantir a saúde da sua boca

3,5 mil milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de problemas relacionados com asaúde oral. Estes dados da Organização Mundial de Saúde revelam que as doenças orais encontram-SE entre as doenças crónicas mais comuns a nível mundial. Além das implicações na saúde geral, a verdade é que a ausência de uma boca saudável tem reflexos na auto-estima e na vida social. Da dentição completa às gengivas, passando por ossos sãos e oclusão equilibrada, uma boca saudável garante boas funções de fonação, mastigação e mímica facial. Além de uma questão estética, falamos de uma questão de saúde. No dia 20 de Março celebramos o Dia Mundial da Saúde Oral. É a altura perfeita para garantir que a sua família tem uma boca saudável, dos mais novos aos mais idosos. Siga as nossas dicas.

O que é uma boa higiene oral?

Quem não gosta de um sorriso bonito e saudável? Este só é possível de uma forma: através de uma boa higiene bucal.

Os cuidados com a boca devem começar desde tenra idade. Alimentação pouco saudável e hábitos de vida prejudiciais estão entre os fatores que contribuem para o agravamento dasaúde oral. Ainda assim, a boa notícia é que vai sempre a tempo! Muitos dos problemas orais podem ser evitados e tratados, principalmente quando detetados numa fase inicial.Por isso, comece já hoje a cuidar da sua saúde oral para alcançar uma boca saudável.

A boa higiene bucal é a medida para garantir que tem dentes e gengivas saudáveis. Comuma higiene adequada garante que:

● Os seus dentes estão limpos, sem resíduos alimentares;
● A gengiva não sangra nem está inflamada;
● Não tem mau hálito;

Prevenir é sempre a melhor forma de garantir a saúde. Quando falamos de saúde oral estatambém é a máxima a seguir. Por isso, para ter uma boa higiene oral deve ter cuidados diários, como a escovagem adequada, o uso de fio dentário e colutóio bucal. Não esqueça o acompanhamento regular por um profissional de saúde.

 

Como proteger a saúde oral da sua família?

Como já referimos, a melhor forma de garantir a sua saúde oral, e a da sua família, é através da prevenção e da criação de hábitos diários. Estas rotinas devem ser tidas em conta por todos, independentemente da idade ou da fase da vida. Contudo, existem alguns grupos etários aos quais devemos prestar maior atenção, como é o caso das crianças e dos idosos.Se é em criança que se criam hábitos que garantem uma boca saudável, com o avançar da idade ficamos mais suscetíveis ao aparecimento de problemas orais.

 

A importância da saúde oral infantil

Ensinar às crianças os cuidados básicos de higiene oral o mais cedo possível é o primeiro passo para cuidar dos dentes e prevenir problemas futuros. Os primeiros anos de vida são essenciais na aquisição de comportamentos saudáveis, de padrões alimentares e de rotinas de higiene cruciais para uma boa saúde oral.

Até aos 6 meses de idade os pais devem lavar as gengivas e os primeiros dentes da criança com uma compressa húmida após as refeições. A partir desta idade recomenda-se a utilização de uma escova pequena e macia e a utilização de pasta dentífrica em pequenas porções. A escova e a pasta dentífrica devem ir sendo ajustadas à idade e gostos dacriança de forma a melhorar a adesão à higiene oral.

Com 6 anos espera-se que uma criança seja autónoma para lavar os dentes. A lavagem deve acontecer pelo menos duas vezes por dia. A utilização de colutório bucal éaconselhada a partir dos 6 anos, idade em que é garantido que a criança bochecha e não engole o colutório. Ainda assim, até aos 8/10 anos a utilização deve ser acompanhada porum adulto.

Além disso, não se esqueça que todas as crianças devem ir ao dentista para rastrear algum problema antes dos 3 anos.

 

O que não esquecer na higiene oral dos idosos

Os cuidados com a higiene oral devem ser uma constante durante a vida. A verdade é quea dentição e a boca não se mantêm iguais ao longo do tempo e, por isso, cada fase exige cuidados específicos. No caso da terceira idade é importante ter alguns cuidados extra.

É comum nos idosos a perda de dentes e o recurso a próteses dentárias. Deste modo, são essenciais cuidados de limpeza com as próteses, como a escovagem diária com uma escova própria e a utilização de produtos de limpeza específicos, como as pastilhas e a espuma de limpeza. Além disso, é importante ter atenção ao desgaste das mesmas e ao ajuste na boca, que deve ser assegurado, desde o primeiro dia, pelas colas fixativas. A boca seca é uma das queixas comuns dos idosos. É um problema que resulta de alterações nas glândulas salivares e de secreção salivar, que diminuem com o envelhecimento. Existem alguns produtos, nomeadamente sprays, que ajudam a atenuar estes sintomas,lubrificando as mucosas e aliviando o desconforto.

Uma nutrição adequada na terceira idade será também um fator vital na promoção da saúdee na higiene oral dos idosos. Um estado nutricional deficitário enfraquece a boca e podeoriginar vários problemas, como cáries, perda de dentição ou doença periodontal.

 

7 dicas para ter uma boca saudável

Por ocasião do Dia Mundial da Saúde Oral, que se celebra a 20 de Março, reunimos 7 dicas práticas e fáceis de implementar no seu dia-a-dia que vão garantir que tem uma boca saudável e uma boa saúde oral.

1. Escovar diariamente os dentes e usar o fio dentário ou escova de dentes.

2. Usar produtos de higiene bucal adequados, como o colutório.

3. Cuidar regularmente da escova de dentes: lavar bem após a escovagem e deixar secar na vertical, assim como garantir a troca regular.

4. Não esquecer de lavar a língua para impedir o aparecimento de bactérias.

5. Ter uma alimentação saudável e equilibrada, evitando alimentos demasiadoaçucarados ou com amido.

6. Evitar tabaco e bebidas muito pigmentadas, como vinho tinto ou chás escuros.

7. Consultar regularmente um dentista.

Um sorriso bonito começa com uma boca saudável. A saúde dos seus dentes e gengivas deve ser uma prioridade e todos os cuidados com a saúde oral são poucos. Além dosc uidados diários, siga aconselhamento profissional. Temos uma equipa ao dispor para esclarecer todas as suas dúvidas e para sugerir os produtos e tratamentos mais adequadospara si.

Farmácia Varela, onde cuidar é diferente de tratar.

Partilhar:

  • m5.jpg
  • m7.jpg
  • m9.jpg
  • caudalie.png
  • m16.png
  • m25.jpg
  • m26.jpg
  • m29.jpg
  • m38.jpg
  • m39.jpg
  • nuk-logo.png
  • m53.jpg
  • m68.jpg
  • uriage-logo.png
  • m106.jpg
  • m141.jpg
  • m164.jpg
  • dr.-browns-logo.png
  • mustela-logo.png
  • m249.jpg
  • cerave-logo.png
  • uriage-bebe-logo.png
  • philips-avent-logo.png
  • m2.jpg
  • logo.png
  • minikoioi-logo.png
  • bibs-logo.jpg

Autorizada a disponibilizar Medicamentos Não Sujeitos a Receita Médica através da Internet pelo INFARMED, I.P.

Autorizada a venda à distância de medicamentos veterinários não sujeitos a receita médica veterinária, de acordo com o artigo 104º do Regulamento (UE) 2019/6, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 11 de dezembro de 2018.

Medicamentos | Se na sua receita tiver MSRM, MNSRM ou Medicamentos Manipulados, estes só podem ser entregues nos seguintes concelhos: Azambuja, Alenquer, Vila Franca de Xira e Arruda dos Vinhos.

Livro de Elogios Livro de Reclamações