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Cuidados com a saúde na época festiva: sugestões para um Dezembro saudável

O mês de Dezembro é de celebrações, reuniões familiares e de amigos e festividades. Entre jantares, convívios e encontros, é fácil deixar os hábitos saudáveis para segundo plano. No entanto, pode aproveitar esta época do ano da melhor forma sem comprometer a sua saúde.

Quer saber como? Vejas as nossas dicas para um Dezembro saudável neste artigo.

As festividades podem impactar a saúde?

Sem dúvida! Além do impacto óbvio na alimentação, existem outras consequências das festividades, como o impacto nos padrões de sono e até no stress.

O efeito da época festiva na alimentação

Uma das primeiras ideias que surgem quando pensamos em Natal e Ano Novo são pessoas em redor de mesas fartas de comida durante horas.

De pratos típicos à doçaria tradicional, as refeições festivas tendem a ser mais elaboradas. Por isso, durante este período é comum haver um aumento no consumo de alimentos ricos em açúcares, gorduras e calorias.

Além disso, as celebrações incluem o consumo de bebidas alcoólicas em quantidade superior ao habitual. O consumo excessivo de álcool pode afetar o fígado, aumentar a pressão arterial e causar desidratação, entre outros problemas de saúde.

Se combinarmos estes excessos alimentares com a redução da atividade física, o resultado serão não só uns quilinhos a mais na balança, como também problemas digestivos e aumento do colesterol, triglicéridos e glicémia.

De facto, sabia que um estudo realizado pelo Instituto Médico Europeu da Obesidade (IMEO) concluiu que 6 em cada 10 pessoas ganham entre dois a três quilos como consequência dos excessos da época natalícia?

A gestão do stress durante as festividades

A época natalícia pode ser um período de stress para muitas pessoas. Os preparativos e a organização de vários eventos (festas de família, jantares de amigos, encontros de empresa), a maior intensidade das interações sociais e os gastos financeiros extra podem provocar stress.

O stress prolongado terá impacto negativo na saúde mental, levando à ansiedade, irritabilidade e até depressão.

Paralelamente, as festividades envolvem, por norma, um excesso de estímulo sensorial. Luzes brilhantes, aglomerados de pessoas, música alta.

Para algumas pessoas, a combinação destes elementos pode criar uma sobrecarga sensorial, contribuindo para o stress, a ansiedade e irritabilidade.

Os padrões de sono alterados no mês de Dezembro

Seja pelas festas prolongadas, eventos noturnos, viagens em contexto de férias de Natal, ou simplesmente pelas alterações na rotina diária, por norma as festividades obrigam a alterar os padrões regulares de sono. Estas mudanças podem resultar em fadiga, irritabilidade, dificuldades de concentração e memória.

Lembre-se: um adulto saudável deve dormir 7 a 9 horas por dia, de acordo com as recomendações da National Sleep Foundation. Tente manter as suas horas de sono entre este intervalo de valores.

 

O que fazer para manter a saúde durante as celebrações natalícias?

Para manter a saúde durante as celebrações natalícias é importante adotar medidas que promovam o equilíbrio entre desfrutar das festividades e manter hábitos saudáveis. Mas, não é fácil optar por alternativas saudáveis nesta altura do ano.

Em primeiro lugar, deve estar consciente de que será inevitável cometer alguns excessos. Contudo, isto não significa que não pode agir para garantir que as consequências são mínimas, como cozinhar as quantidades estritamente necessárias, tentar confecionar os pratos em casa ou servir-se de pequenas porções para provar um pouco de tudo.

Contudo, como queremos que viva esta época em pleno, reunimos 5 dicas para manter a sua saúde.

5 dicas para equilibrar as tentações com escolhas saudáveis

  1. 1. Faça escolhas conscientes: É comum exagerar na comida e nas bebidas calóricas durante a época natalícia. Sejamos sinceros: ninguém vai fazer dieta nesta altura do ano! Mas, pode sempre optar por fazer escolhas conscientes para equilibrar as tentações com opções mais saudáveis. Inclua frutas, vegetais e fontes de proteína nas suas refeições. Se sabe que no fim-de-semana tem um jantar de Natal, então opte por refeições mais saudáveis durante a semana. Além disso, há vários produtos que podem facilitar a digestão e o seu metabolismo durante a época natalícia, tais como: Antiácidos, para neutralizar os efeitos dos excessos e garantir o conforto intestinal; Antidiarreicos e/ou probióticos para reduzir ou controlar as dejeções indesejáveis; Laxantes para acelerar o trânsito intestinal em caso de prisão de ventre;
  2. Reserve um tempo para relaxar: Não deixe que o stress seja o seu melhor amigo nesta época do ano. Reserve um tempo para relaxar, ver um filme, desfrutar de uma caminhada ao ar livre ou de um bom livro em frente à lareira. Uma atividade simples pode fazer toda a diferença para reduzir a ansiedade e promover o bem-estar emocional.
  3. Tente manter uma rotina de sono adequada: Ainda que o seu sono possa ser afetado durante o mês de Dezembro, tente manter horários regulares de sono, evitando, por exemplo, distrações tecnológicas para garantir um descanso adequado.
  4. Evite estar demasiado tempo no sofá: Já sabemos que nesta época os excessos alimentares vão acontecer, ainda que tente controlá-los ao máximo. Por isso, deve compensar estes excessos com um maior gasto de energia. Caminhar e passear em família, fazer atividades ao ar livre com os amigos ou até mesmo alguns exercícios em casa ajudam a manter o corpo em movimento.
  5. Aprecie os momentos especiais: Não se restrinja em demasia. A época festiva acontece uma vez por ano e são apenas alguns dias. Viva em pleno o Natal e o Ano Novo e aprecie os momentos especiais com a sua família e amigos.

 

Um Dezembro saudável é muito mais do que privações. Trata-se de fazer escolhas conscientes. Aproveite as festividades, mas lembre-se de cuidar da sua saúde física e mental. Um mês equilibrado pode fazer a diferença num início de ano mais saudável.

Farmácia Varela, onde cuidar é diferente de tratar. Feliz Natal!

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