JÁ TEM O SEU YELLOW CARD?

SIGA-NOS

ENTREGAS GRÁTIS PARA PORTUGAL CONTINENTAL PARA COMPRAS ACIMA DE 30€ (COMPRAS ATÉ 5KG)

Consultas de rotina: comece o ano com um check-up

Nunca o velho ditado "mais vale prevenir do que remediar" fez tanto sentido, principalmente quando falamos da sua saúde! O início de um novo ano é sempre motivo para definir objetivos e metas. Por que não valorizar a palavra PREVENÇÃO e começar o ano a cuidar de si com um check-up à sua saúde?

Embora muita gente deixe para mais tarde a realização das habituais consultas de rotina e exames preventivos, a verdade é que a melhor altura para os fazer é agora. Poderá identificar potenciais problemas de saúde antes que se transformem em algo mais grave, garantindo uma vida saudável e mais longa.

 

Quais os benefícios das consultas de rotina?

Nunca como nos últimos anos se falou tanto de saúde. Apesar disso, é frequente deixar para segundo plano a prevenção. Na maioria das vezes a preocupação é apenas o tratamento. Mais do que diagnosticar e tratar, importa prevenir. É aqui que entram as consultas de rotina.

Uma consulta regular com o seu médico não significa que esteja doente. Pelo contrário! Este tipo de consulta tem um caráter preventivo, permitindo transmitir bons hábitos de vida para prevenir doenças ou complicações. Mesmo não apresentando sintomas de qualquer doença, é fundamental fazer um check-up para verificar se o seu organismo está protegido.

O check-up médico é um estudo sobre a saúde geral de uma pessoa que visa avaliar o risco e rastrear determinadas doenças antes do aparecimento de sintomas. Por isso, é fundamental realizar as consultas de rotina. Quanto mais cedo for despistada ou detetada qualquer questão, maiores as possibilidades de cura.

 

Os 4 níveis essenciais da prevenção

Cada vez mais a medicina preventiva tem conquistado um espaço importante e salvo vidas. Basta pensarmos que os exames de rotina ou exames preventivos possuem um papel fundamental para monitorizar as funções corporais e prevenir várias doenças que, muitas vezes, surgem silenciosamente.

Mas, sabia que existem 4 níveis essenciais de prevenção? E quando falamos em prevenção, esta pode começar até em sua casa e nas tarefas do quotidiano, nomeadamente no que à prevenção primária diz respeito.

1. Prevenção primária: quando existe uma prevenção de fatores de risco de uma possível doença antes de esta existir, como por exemplo os bons hábitos alimentares, hábitos de sono corretos ou prática de exercício físico. Pretende-se que seja aplicada quando não há doença instalada nem sequer o risco de a desenvolver.

2. Prevenção secundária: existe um risco de patologia identificado, mas ainda sem doença objetiva, como nos casos em que alguém tem a tensão ligeiramente elevada, mas ainda não é classificada como hipertensa. Aqui o objetivo é controlar os fatores de risco para que não exista evolução.

3. Prevenção terciária: acontece quando já existe uma patologia instalada e pretende-se controlar ao máximo os fatores de risco que podem agravá-la ou criar outros problemas. Por exemplo, no caso de uma pessoa ter um enfarte irão ser controlados os fatores cardiovasculares.

4. Prevenção quaternária: surge a partir da tomada de consciência de que o excesso de intervenção médica pode gerar mais prejuízos que benefícios. Neste último nível de prevenção importa deixar claro o que é que vale a pena prevenir o que pode ser uma prática excessiva.

 

Que exames de rotina deve fazer?

Os exames de rotina devem fazer parte de uma avaliação individual e personalizada, variando de pessoa para pessoa e de acordo com fatores como idade, sexo, raça e etnia,histórico familiar, história pessoal de saúde, hábitos de vida e condições ambientais.

Aproveite o início do ano para fazer um check-up clínico composto por um conjunto de análises e exames clínicos. Os resultados desta avaliação permitem determinar se apresenta fatores de risco significativos para determinados problemas de saúde. Assim, poderá despistar doenças cardiovasculares, hipertensão arterial, diabetes, alterações do perfil lipídico (colesterol, triglicerídeos), obesidade, osteoporose, doenças renais, cancro, entre outros.

 

De uma forma regular, estes são os exames preventivos periódicos que deve fazer:

● Hemograma completo para avaliar todos os componentes celulares no sangue (glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e plaquetas);

● Eletrocardiograma, exame que regista a atividade elétrica do coração e é fundamental para o diagnóstico e a prevenção da Doença Cardiovascular;

● Medição da tensão arterial;

● Avaliação do IMC, com a ajuda de um especialista em nutrição, que pode ser efetuada nas nossas farmácias;

● Análises à urina para identificar indícios importantes sobre várias doenças, sobretudo as relacionadas com os rins e as vias urinárias;

● Colonoscopia, que analisa e identifica problemas da mucosa intestinal, sendo recomendada a sua realização regular a partir dos 50 anos;

● Exame oftalmológico para identificar possíveis problemas de visão, como hipermetropia ou miopia;

● Exame dentário para prevenir doenças orais;

● Avaliação dermatológica da sua pele que permite avaliar as possíveis causas responsáveis por eventuais alterações do estado da sua pele (rosto/corpo). Conheça as vantagens do nosso Serviço de Avaliação e Aconselhamento Dermofarmacêutico (SAAD) assegurado pela nossa Farmacêutica especialista em Dermofarmácia junto das nossas Farmácias.

 

Exames de rotina para as mulheres

Além destes exames gerais, há alguns específicos e diferentes de acordo com o sexo. Assim, para as mulheres convém a realização de:

● Papanicolau: permite detetar a presença de cancro do útero ou infeções causadas pelo vírus HPV;

● Colposcopia: exame visual da vagina e colo do útero que avalia a presença de lesões ou doenças inflamatórias;

● Ecografia transvaginal: examina se existem alterações no útero, permitindo prevenir o aparecimento do cancro dos ovários e endométrio;

● Mamografia: recomendado a partir dos 50 anos com a periodicidade de 2 em 2 anos, é utilizado para rastrear nódulos, microcalcificações e cancro da mama;

● Ecografia mamária: analisa a presença de lesões sólidas ou quistos;

Os dois últimos são fundamentais, principalmente quando percebemos que o cancro da mama é o tipo de cancro mais comum entre mulheres e que em Portugal são detetados anualmente cerca de 7000 novos casos de cancro da mama e 1800 mulheres morrem com esta doença. Neste contexto, os rastreios regulares são fundamentais, mas há também alguns sinais a que as mulheres devem estar atentas, como explicamos neste artigo do nosso blog.

Exames de rotina para os homens

No caso dos homens, estes são os exames preventivos que pode aproveitar para solicitar na sua consulta de rotina:

● Exame de PSA (Antígeno Prostático Específico): exame de sangue que permite diagnosticar alterações ou cancro da próstata;

● Exame da próstata: recomendado a partir dos 50 anos, permite prevenir o aparecimento do cancro da próstata

O mais importante é estar alerta e, como já referimos, prevenir! Procurar as orientações de um especialista para que possa aconselhar sobre consultas de rotina e exames preventivos de acordo com o seu caso.

 

Ficou com dúvidas? A equipa da Farmácia Varela está ao seu dispor para esclarecer todas as questões e para que tenha uma vida saudável. Além disso, pode visitar-nos e conhecer os rastreios que temos ao seu dispor, desfrutando de aconselhamento profissional.

 

Farmácia Varela, onde cuidar é diferente de tratar.

Partilhar:

  • m5.jpg
  • m7.jpg
  • m9.jpg
  • caudalie.png
  • m16.png
  • m25.jpg
  • m26.jpg
  • m29.jpg
  • m38.jpg
  • m39.jpg
  • nuk-logo.png
  • m53.jpg
  • m59.jpg
  • m68.jpg
  • uriage-logo.png
  • m106.jpg
  • m141.jpg
  • m164.jpg
  • dr.-browns-logo.png
  • mustela-logo.png
  • m249.jpg
  • cerave-logo.png
  • uriage-bebe-logo.png
  • philips-avent-logo.png
  • m2.jpg
  • logo.png
  • minikoioi-logo.png
  • bibs-logo.jpg

Autorizada a disponibilizar Medicamentos Não Sujeitos a Receita Médica através da Internet pelo INFARMED, I.P.

Medicamentos | Se na sua receita tiver MSRM, MNSRM ou Medicamentos Manipulados, estes só podem ser entregues nos seguintes concelhos: Azambuja, Alenquer, Vila Franca de Xira e Arruda dos Vinhos.

Livro de Elogios Livro de Reclamações