JÁ TEM O SEU YELLOW CARD?

SIGA-NOS

ENTREGAS GRÁTIS PARA PORTUGAL CONTINENTAL PARA COMPRAS ACIMA DE 30€ (COMPRAS ATÉ 5KG)

Como combater os excessos na época festiva

6000: este é o valor estimado do consumo de calorias no Natal. Apenas para ter uma ideia, é mais do dobro do que é suposto num dia normal. O cheiro a rabanadas, o aroma do tronco de natal ou o sabor do bolo rei... Natal é sinónimo de estar com familiares e amigos durante horas em redor de uma mesa. A época festiva mais esperada do ano é também sinónimo de excessos.

 

Das mesas fartas e das horas passadas a comer resultam consequências negativas, como aumento do colesterol, triglicerídeos, gordura visceral e quilinhos extra com que ninguém quer começar o ano.

 

Por isso, neste artigo vamos enumerar os principais erros que cometemos na época festiva e dar-lhe 7 dicas práticas para ter uma quadra mais saudável, mantendo bons hábitos durante o Natal e Ano Novo.

 

Os excessos durante o Natal e Ano Novo

Entre a Ceia de Natal e o Dia de Reis são duas semanas de jantares, sobremesas açucaradas, chocolates, aperitivos e bebidas. Se a esse período adicionarmos os jantares de empresas e amigos antes do Natal, é cerca de um mês a cometer excessos!

 

Um estudo realizado pelo Instituto Médico Europeu da Obesidade (IMEO) concluiu que 6 em cada 10 pessoas ganham entre dois a três quilos como consequência dos excessos da época natalícia. Apesar de todas as pessoas correrem este risco quando a alimentação é rica em gordura, sal ou açúcar, a verdade é que existem grupos mais vulneráveis, como diabéticos, hipertensos ou doentes cardiovasculares.

 

Se não quer que os seus níveis de colesterol ou triglicerídeos disparem e quer manter longe a barriguinha extra e a gordura visceral, garanta que começa o ano novo tal como terminou o ano anterior. Moderação é a palavra-chave!

 

5 erros que cometemos nesta época do ano

  1. Estender as celebrações a todo o mês. A verdade é que o Natal e o Ano Novo são só dois dias. Se apenas esquecer a alimentação mais controlada nesses dias, não terá grandes problemas. No entanto, cada vez mais as comemorações são alargadas a todo o mês de Dezembro. Respeite ao máximo a regra de que o Natal é a Ceia de Natal e o Dia de Natal, assim como o Ano Novo, e mantenha a moderação no resto do mês.
  2. Mesa posta entre o Natal e Ano Novo. Outro erro comum é deixar a mesa posta ao longo de vários dias, habitualmente entre a Ceia de Natal e o jantar de Ano Novo. O problema? Vai acabar por petiscar entre refeições e comer o triplo do desejado.
  3. Não aproveitar os benefícios dos pratos tradicionais. Os pratos típicos de Natal em Portugal não têm nada de prejudicial. Bacalhau cozido, peru ou polvo são, por tendência, pratos saudáveis. O problema está nas alterações que se fazem e que podem acrescentar gorduras e açúcares desnecessários que, em última instância, têm efeitos no colesterol e nos triglicerídeos.
  4. Exagerar nas quantidades. Quem não gosta de uma mesa farta? A verdade é que nesta época festiva é comum ter um jantar de 10 pessoas e fazer comida para 30. Vai acabar por comer mais no próprio dia e ficar com sobras que potenciam os excessos ao longo da semana.
  5. Não comer durante o dia para "comer tudo" à noite. Não restrinja a sua alimentação durante o dia para "ter barriga" para a Ceia de Natal. Comer pouco ao longo do dia só vai ter um efeito: estará esfomeado e vai querer comer tudo.

 

Como manter bons hábitos durante as Festas

 

Identificou-se com algum destes erros? A verdade é que não é fácil optar por alternativas saudáveis que potenciem bons hábitos na época festiva.

 

Por isso, esteja consciente de que será inevitável cometer alguns excessos. Isto não significa que não tome atitudes para garantir que os danos são mínimos, como cozinhar as quantidades estritamente necessárias, tentar confeccionar todos os pratos em casa ou até servir-se de pequenas porções para provar um pouco de tudo. Verá que a missão de "perder barriga em 2022" será muito mais fácil!

 

Ainda assim, queremos que viva esta época mágica em pleno, por isso reunimos 7 dicas práticas para manter a saúde.

 

7 sugestões para manter a forma após os excessos festivos

 

  1. Evitar longos períodos sem comer: coma com frequência, preferencialmente de 3 em 3 horas, e evite períodos extensos de jejum.

  2. Conviver mais do que petiscar: o Natal é sobre união e partilha, por isso enquanto está nos preparativos ou nos momentos antes e depois da Ceia de Natal evite petiscar ou provar. Passe tempo de qualidade com os seus amigos e família em vez de ficar "agarrado" aos doces ou aperitivos.
  3. Ter cuidado extra com bebidas alcoólicas ou açucaradas: refrigerantes, sumos ou bebidas alcoólicas também ajudam a que as refeições sejam mais calóricas, por isso tenha atenção ao consumo deste tipo de produtos. 
  4. Apostar nos legumes para equilibrar o prato: couves e cenouras cozidas são elementos que fazem parte da Ceia de Natal. Aposte nos legumes para equilibrar o prato. Além disso, o bacalhau é rei e esta é uma opção saudável. 
  5. Distribuir as sobras por outros membros da família: estará a evitar o desperdício, mas também a garantir que não tem comida em excesso para resistir à tentação.
  6. Manter-se ativo nos dias a seguir às festas: tendo em conta que são dias com mais tempo livre, aproveite para se manter ativo na companhia de familiares e amigos. Faça algumas caminhadas ou exercícios localizados para perder barriga, reforçar os músculos e repor a sua saúde. 
  7. Facilitar a digestão: existem vários produtos que podem facilitar a sua digestão e o seu metabolismo nesta época, como suplementos alimentares, drenantes ou produtos indicados para má disposição após refeições mais pesadas.

 

A magia do Natal já se sente no ar e à vista estão alguns excessos típicos desta época festiva. Para muitos pode ser uma exceção à regra, mas por vezes pode significar o aumento do colesterol, dos triglicerídeos e de uns quilos a mais que podem potenciar a gordura visceral e terminar em problemas mais graves. Por isso, siga as nossas dicas e desfrute da época natalícia para saborear o seu Natal sem culpa e começar o ano novo em grande!

 

Farmácia Varela, onde cuidar é diferente de tratar.

Partilhar:

  • m5.jpg
  • m7.jpg
  • m9.jpg
  • caudalie.png
  • m16.png
  • m25.jpg
  • m26.jpg
  • m29.jpg
  • m38.jpg
  • m39.jpg
  • nuk-logo.png
  • m53.jpg
  • m59.jpg
  • m68.jpg
  • uriage-logo.png
  • m106.jpg
  • m141.jpg
  • m164.jpg
  • dr.-browns-logo.png
  • mustela-logo.png
  • m249.jpg
  • cerave-logo.png
  • uriage-bebe-logo.png
  • philips-avent-logo.png
  • m2.jpg
  • logo.png
  • minikoioi-logo.png
  • bibs-logo.jpg

Autorizada a disponibilizar Medicamentos Não Sujeitos a Receita Médica através da Internet pelo INFARMED, I.P.

Autorizada a venda à distância de medicamentos veterinários não sujeitos a receita médica veterinária, de acordo com o artigo 104º do Regulamento (UE) 2019/6, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 11 de dezembro de 2018.

Medicamentos | Se na sua receita tiver MSRM, MNSRM ou Medicamentos Manipulados, estes só podem ser entregues nos seguintes concelhos: Azambuja, Alenquer, Vila Franca de Xira e Arruda dos Vinhos.

Livro de Elogios Livro de Reclamações