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Cessação tabágica: a melhor resolução de 2024 para a sua saúde

Promessas, resoluções, objetivos... O novo ano traz consigo muitos compromissos voltados para a melhoria da saúde. Uma das decisões mais comuns é parar de fumar. A cessação tabágica é um dos compromissos mais significativos e benéficos para a saúde do fumador e de todos que o rodeiam. Parar de fumar não melhora apenas a saúde física, mas traz também uma série de benefícios emocionais e financeiros.

Se é fumador, a melhor resolução de Ano Novo para a sua saúde será deixar de fumar. Reunimos 7 estratégias para ajudar neste desafio.

Os efeitos nocivos do tabaco na saúde

Um cigarro contém mais de 4000 substâncias químicas, das quais pelo menos 250 são prejudiciais à saúde e cerca de 40 são conhecidas por causar cancro, como alcatrão, benzeno, amónio, acetona, cianeto de hidrogénio, cádmio e butano. Doenças cardíacas, bronquite, asma, enfisema pulmonar, derrame, doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC) e vários cancros estão diretamente ligados ao consumo de tabaco. Aliás, 90% dos cancros de pulmão estão diretamente relacionados com o consumo de tabaco.

Para além dos danos físicos, o tabagismo também afeta a saúde emocional. A dependência do cigarro pode levar a um ciclo de ansiedade e stress que acaba por perpetuar este hábito.

Por que parar de fumar é uma excelente resolução de Ano Novo?

Parar de fumar é uma excelente resolução de Ano Novo pelo impacto positivo que essa mudança traz para a saúde, qualidade de vida, finanças pessoais, relacionamentos e bem-estar emocional.

É uma decisão que trará benefícios para a sua vida, mas também para quem o rodeia. O tabagismo pode criar barreiras nos relacionamentos, especialmente com não fumadores. Ao parar de fumar, cria-se um ambiente mais saudável para interações sociais, melhorando os laços familiares e relacionamentos pessoais. Além disso, servirá de exemplo para amigos e familiares, criando um impacto positivo na comunidade.

Parar de fumar também representa uma grande economia financeira. Imaginando que fuma 10 cigarros por dia, estará a comprar um maço a cada dois dias. Por mês irá comprar cerca de 15 maços de cigarros. Fazendo as contas a cinco euros por maço, este é um hábito que anualmente custa 900 euros. Se fumar um maço de cigarros diariamente, esta despesa pode ultrapassar os 1800 euros por ano.

Quais os benefícios da cessação tabágica para a saúde?

Parar de fumar é um passo crucial para recuperar a saúde. Os benefícios são notáveis e começam a manifestar-se quase imediatamente após a interrupção do hábito. Entre os principais benefícios da cessação tabágica estão:

  1. Melhoria da sua saúde pulmonar: algumas semanas após a cessação, a função pulmonar começa a melhorar;
  2. Redução do risco de doenças cardíacas: um ano após parar de fumar, o risco de doenças cardíacas reduz para metade. O risco cardiovascular (RCV) é a probabilidade que uma pessoa tem de vir a sofrer uma DCV no futuro dependendo de vários fatores de risco, tais como: idade, género, HTA, dislipidemia e tabagismo. O RCV em fumadores com menos de 50 anos é cinco vezes maior do que em não fumadores. Após um enfarte agudo do miocárdio (EAM), se parar de fumar, o risco de ter um novo evento cardiovascular num período de 1 ano reduz de 30% para 10%;
  3. Redução do risco de infertilidade;
  4. Pele mais saudável: a diminuição do fluxo sanguíneo causado pela nicotina é revertida, o que melhora a aparência da pele, que se torna mais brilhante e saudável;
  5. Melhoria no estado de espírito: parar de fumar pode ter um impacto positivo no bem-estar mental. O aumento dos níveis de energia e a redução da dependência química ajudam a melhorar o humor e a reduzir a ansiedade.

Sabia que 2 semanas a 3 meses após ter deixado de fumar, começa a respirar melhor e a sentir mais energia, a circulação sanguínea melhora, o risco de enfarte agudo do miocárdio diminui, o olfato e o paladar melhoram e os doentes diabéticos passam a controlar melhor a doença?

 

7 estratégias para deixar de fumar

A jornada para a cessação tabágica pode parecer desafiadora. Mas, existem várias estratégias e recursos disponíveis para ajudar neste processo:

 

1. Definir uma data para parar de fumar

Escolher uma data específica para parar de fumar pode ajudar a estabelecer uma preparação mental para o processo. Um dia marcante como 1 de Janeiro pode facilitar.

2. Comunicar a decisão a quem o rodeia

Informar a família, amigos e colegas de que vai deixar de fumar é fundamental. O envolvimento da família neste processo é muito importante para quem pretende deixar de fumar. O seu apoio será decisivo na jornada e poderá compartilhar as dificuldades e receber incentivo. Além disso, deve pedir aos seus amigos fumadores que não fumem perto de si, escolhendo ambientes livres de fumo.

3. Evitar "situações de gatilho"

Identificar quais as situações e rotinas que costumam desencadear o desejo de fumar e evitá-las pode ajudar a manter o compromisso de deixar de fumar.

4. Recorrer aos mecanismos disponíveis

Hoje em dia existem várias soluções aos dispor de quem decide deixar de fumar, desde terapias de substituição de nicotina, que incluem patches, gomas ou sprays de nicotina para ajudar a controlar os sintomas de abstinência, até aplicações de cessação tabágica.

5. Manter-se ativo/a

A prática regular de exercício físico pode ajudar a reduzir o stress e a ansiedade associados à cessação tabágica, ao mesmo tempo que melhora a saúde em geral.

6. Procurar ajuda profissional

O apoio profissional do seu médico ou farmacêutico é fundamental para facultar o suporte necessário para manter a cessação do tabaco. Além disso, permite encontrar soluções mais seguras e eficazes para ultrapassar as dificuldades da sua jornada.

Existem também vários grupos de apoio locais ou virtuais que permitem manter a motivação através da ligação a outras pessoas que estejam a passar pela mesma situação.

7. Celebrar as conquistas ao longo do processo


Reconhecer e celebrar cada conquista ao longo do caminho é motivador e reforça o compromisso de permanecer livre do tabaco.


A cessação do tabagismo é uma das melhores resoluções de Ano Novo para a saúde. Os benefícios físicos, emocionais e financeiros tornam esta decisão um passo essencial para uma vida mais saudável e plena.

Com o apoio adequado e estratégias eficazes é possível superar a dependência do cigarro. Se está a equacionar deixar de fumar, lembre-se que não está sozinho. Procure ajuda e os recursos disponíveis para manter o sucesso nesta jornada. Na Farmácia Varela prestamos-lhe a orientação necessária, por isso, não hesite em procurar a nossa equipa.

Farmácia Varela, onde cuidar é diferente de tratar.

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