ENTREGAS GRÁTIS PARA PORTUGAL CONTINENTAL PARA COMPRAS ACIMA DE 30€ (COMPRAS ATÉ 5KG)
É a noite mais mágica do ano, sinónimo de união, amigos e família. A essência desta época do ano está ligada a uma família em redor da mesa, amor e partilha, presentes e as vivências em conjunto. Mas, para muitos, a essência do Natal está também relacionada com um sentimento muito português: saudade. Como viver o Natal à distância?
Luzes brilhantes, confraternizações, jantares, festas, pessoas e presentes. Principalmente entre crianças, quando chega esta época do ano o assunto dominante são os presentes que serão abertos nesta data. Laços, papel de embrulho, fitas, presentes, brinquedos, lojas com filas intermináveis... A dúvida do que oferecer ao pai, à mãe ou ao melhor amigo. Mas, o Natal é muito mais do que apenas isso.
Convém relembrar que o Natal comemora o nascimento de Jesus Cristo, a figura mais importante do Cristianismo. Por isso, para os cristãos, trata-se de uma das principais datas comemorativas. Desde o século IV, de acordo com o artigo da National Geographic, quando o Papa Júlio I fixou a data do nascimento de Jesus Cristo a 25 de Dezembro, é que efetivamente se começou a festejar esta data. Esta é a origem e a história do Natal.
Apesar de ser uma festa cristã, com o passar do tempo o Natal converteu-se numa festa familiar com tradições pagãs, em parte germânicas e em parte romanas. Hoje em dia a verdadeira essência do Natal remete para uma época cheia de significado: esperança, paz, generosidade, gratidão e amor. Acima de tudo, o Natal transporta para o conceito de família e de amor.
Todos os anos o Natal tem estas duas faces: a da confraternização, para quem está rodeado da família e dos amigos, e a da solidão, para quem está sozinho ou distante de quem mais ama.
Ainda que mais acentuada durante o período crítico da pandemia de Covid-19, nomeadamente nos últimos dois períodos festivos, a questão da solidão não é um tema de agora. Sempre existiu e basta pensarmos nas pessoas que já se encontravam sós ou cujos contactos sociais e familiares estão ligados à distância.
Falamos de estudantes Erasmus, trabalhadores deslocados, imigrantes, refugiados e até mesmo seniores em lares. Para quem vive a essência do Natal como a união da família, um Natal à distância é vivido com alguma melancolia, em que a palavra de ordem é saudade.
Como já referimos, para muitos a distância é um dos sentimentos presentes nesta época do ano, seja para imigrantes, refugiados, trabalhadores ou estudantes deslocados, mas até para quem está a trabalhar nesses dias específicos. O Natal fora de casa é uma realidade.
Celebrar a distância é uma necessidade em muitos casos. É fundamental estimular os sentimentos positivos para agradecer pelas pessoas que, mesmo à distância e com saudade, continuam ao nosso lado. Se este ano vai passar um Natal à distância, diferente do habitual, não desanime.
A distância não tem, apenas, de ser sinónimo de tristeza nem tem de acabar com o espírito da época natalícia. O segredo pode ser aliar a magia do Natal às novas tecnologias para aproximar quem está distante.
Para a terceira idade, o Natal pode ser uma época do ano solitária. Por um lado, esta faixa etária passa por perdas inevitáveis ao longo da via que potenciam o sentimento de solidão.Por outro lado, é também a altura do ano em que a distância dos que mais gostam é sentida, seja por diminuição de energia e mobilidade ou pelo facto de viverem num lar deidosos.
Por isso, o Natal pode ser uma época do ano em que o sentimento de solidão é mais forte.
Os períodos festivos dos últimos anos foram ainda mais atípicos nestes casos, com a maior parte dos idosos que vivem em lares a serem impedidos de passar o Natal em família pelo risco associado à Covid-19. Assim, perante a distância, nos lares de idosos o Natal não passa despercebido e é celebrado com alegria e entusiasmo.
Ainda que vivido num lar, este deve ser um momento mágico e divertido, passado com quem os idosos consideram quase como uma "segunda família". De facto, há muitos idosos que mesmo com a possibilidade de se deslocarem à casa dos seus familiares nesta altura, preferem manter-se no ambiente ao qual estão habituados.
Ninguém quer estar sozinho no Natal mas infelizmente nem sempre é possível reunir toda a família e amigos nesta quadra festiva. Ainda assim, um Natal feliz é sempre possível, principalmente com a ajuda das novas tecnologias. Por isso, se está longe dos seus amigos ou familiares neste Natal, deixamos cinco dicas para que possa deixar a essência do Natal prosperar mesmo à distância.
Aproveite as vantagens das novas tecnologias para reduzir a distância, aproximar a sua família e amigos e viver a quadra Natalícia em pleno. Ainda que com um Natal virtual, celebre o melhor desta época do ano.
Farmácia Varela, onde cuidar é diferente de tratar. FELIZ NATAL!
Partilhar:
Autorizada a disponibilizar Medicamentos Não Sujeitos a Receita Médica através da Internet pelo INFARMED, I.P.
Autorizada a venda à distância de medicamentos veterinários não sujeitos a receita médica veterinária, de acordo com o artigo 104º do Regulamento (UE) 2019/6, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 11 de dezembro de 2018.
Medicamentos | Se na sua receita tiver MSRM, MNSRM ou Medicamentos Manipulados, estes só podem ser entregues nos seguintes concelhos: Azambuja, Alenquer, Vila Franca de Xira e Arruda dos Vinhos.