JÁ TEM O SEU YELLOW CARD?

SIGA-NOS

ENTREGAS GRÁTIS PARA PORTUGAL CONTINENTAL PARA COMPRAS ACIMA DE 30€ (COMPRAS ATÉ 5KG)

7 cuidados essenciais na terceira idade

7 cuidados essenciais na terceira idade

Não há margem para dúvidas: em Portugal a terceira idade está a aumentar e somos um país cada vez mais envelhecido. De acordo com os dados provisórios dos Censos de 2021, 23,4% da população portuguesa tem 65 ou mais anos, o que corresponde a um aumento de mais de 20% comparativamente com a pesquisa anterior.

O que fazer para envelhecer com qualidade de vida? Reunimos neste artigo 7 cuidados na terceira idade para garantir que esta seja a melhor fase da sua vida, incluindo várias atividades para idosos, como exercícios de mobilidade, atividades lúdicas, atividades cognitivas, dicas de alimentação e até alongamentos para idosos.

1. Manter a alimentação saudável na terceira idade

Cuide do seu corpo de dentro para fora. Apesar de ser um cuidado essencial em qualquer fase da vida, assume um papel importante nos idosos. Porquê? A resposta é simples: uma alimentação que equilibre as doses certas de fibras, vitaminas, gorduras, cálcio, proteínas e outros nutrientes permitirá o funcionamento correto do seu organismo.

  1. Consuma frutas, legumes, verduras, carnes e ovos.
  2. Reduza o consumo de sal, açúcar e gorduras saturadas.
  3. Evite alimentos processados.
  4. Não esqueça a hidratação.

Uma das questões que também se deve ter em conta é a perda gradativa de nutrientes nesta fase da vida. Apostar em suplementos alimentares que permitam reforçar as vitaminas e minerais é essencial. Na nossa farmácia encontra produtos especialmente indicados para complementar a sua nutrição, como o Fortimel, o Meritene ou o Resource.

2. Praticar exercício físico com moderação

Estima-se que o envelhecimento leve à perda de cerca de 40% da massa muscular. Este é um processo natural que resulta em maior dificuldade de mobilidade e realização de tarefas diárias. Como tal, a atividade física na terceira idade, praticada com moderação e respeitando as limitações de cada pessoa, apenas traz benefícios:

● Prevenção de problemas cardiovasculares

● Controlo de doenças crónicas e cardíacas

● Redução da pressão arterial

● Fortalecimento muscular

● Maior independência

● Redução da depressão e ansiedade

De pequenas caminhadas a hidroginástica, passando por alongamentos para idosos, Yoga ou Pilates, há uma variedade de atividades para idosos que pode escolher.

Não sabe por onde começar? Existem milhares de opções de atividades para idosos online. Veja AQUI uma compilação de exercícios com objetos que tenha em casa. Faça também alongamentos ao longo do dia. Veja NESTE VÍDEO vários alongamentos para idosos.

Por fim, uma nota essencial: antes de praticar qualquer tipo de exercício físico, aconselhe-se com o seu médico ou farmacêutico.

3. Potenciar a atividade cognitiva nos idosos

Mas não é só a atividade física que tem efeitos na qualidade de vida na terceira idade. A atividade cognitiva também tem um papel fundamental, principalmente no que à saúde mental diz respeito.

Ler um livro, ouvir música, fazer um curso, tocar um instrumento musical, ver um filme, participar num debate, fazer bricolage, ter um hobby...

O dia-a-dia pós-reforma pode ser tão ou mais ocupado do que quando se trabalha a tempo inteiro. As atividades lúdicas para idosos são muitas e com efeitos comprovados, como o desenvolvimento cognitivo e a estimulação cerebral.

4. Apostar nas relações sociais

Estar em contacto com familiares e amigos é fundamental para uma boa qualidade de vida. Não fomente as relações sociais apenas em dias especiais, como o Natal, um aniversário, o Dia do Pai ou até o Dia do Idoso, que se celebra a 28 de Outubro. Tente desenvolver estas relações ao longo do ano e com pessoas de várias idades para manter o corpo e a mente saudáveis.

Uma vida social ativa com momentos de conversa e lazer com amigos e familiares permitirá ter uma vida feliz. Aproveite estas ocasiões para fazer atividades lúdicas, como jogos de mesa, jogos de cartas, sessões de leitura e partilhar experiências de vida.

5. Valorizar o sono na terceira idade

Uma boa noite de sono só tem vantagens em qualquer faixa etária. Além de diminuir o stress e a ansiedade, um sono de qualidade reduz o risco de desenvolver doenças cardiovasculares.

Ao longo da vida as necessidades de sono vão diminuindo. Por isso, na terceira idade a recomendação é de 6 a 8 horas de sono. Mas, mais importante do que as horas de sono é a sua qualidade! Não só deve ter um local adequado para dormir, como as atividades lúdicas, cognitivas e físicas que faça ao longo do dia vão ajudar a ter uma melhor noite de sono.

6. Não esquecer o acompanhamento médico contínuo

Obviamente que o acompanhamento médico é recomendado para todas as idades. Mas, na terceira idade é essencial.

As rotinas do idoso devem incluir visitas regulares ao médico, assim como exames de rotina que permitam diagnosticar precocemente uma série de doenças, aumentando a qualidade e a expectativa de vida.

Um dos cuidados que deve ter no seu dia-a-dia é com a medicação regular e obrigatória, que nunca deve ser descurada. Para facilitar este processo, recorra à Preparação Individualizada de Medicamentos (PIM).

Este procedimento consiste no reacondicionamento individualizado da medicação, permitindo seguir corretamente a prescrição terapêutica, indicada pelo médico. A Farmácia Varela alia a tecnologia mais avançada nesta área com a experiência acumulada de saber cuidar para assegurar a correta e atempada toma da medicação.

Por fim, não esqueça as ajudas técnicas que pode ter no seu dia-a-dia e às quais pode recorrer na nossa Farmácia, como é o caso da medição da tensão arterial ou do colesterol.

7. Garantir a segurança nos idosos

A nossa última dica prende-se com a segurança. A terceira idade é uma faixa etária mais vulnerável. Como tal, as divisões da casa e a mobilidade do dia-a-dia devem ser adaptadas às rotinas do idoso, facilitando a sua locomoção.

A sua casa tem escadas? Então devem ter um corrimão. Já avaliou a possibilidade de colocar piso antiderrapante para dificultar uma queda? As casas de banho estão adaptadas? Estas questões aparentemente simples darão qualidade de vida na terceira idade.

O fundamental é minimizar o risco de acidentes e garantir a segurança.Como tal, são várias as ajudas de suporte e ortopedia ao dispor.

Farmácia Varela, onde cuidar é diferente de tratar.

Partilhar:

  • m5.jpg
  • m7.jpg
  • m9.jpg
  • caudalie.png
  • m16.png
  • m25.jpg
  • m26.jpg
  • m29.jpg
  • m38.jpg
  • m39.jpg
  • nuk-logo.png
  • m53.jpg
  • m59.jpg
  • m68.jpg
  • uriage-logo.png
  • m106.jpg
  • m141.jpg
  • m164.jpg
  • dr.-browns-logo.png
  • mustela-logo.png
  • m249.jpg
  • cerave-logo.png
  • uriage-bebe-logo.png
  • philips-avent-logo.png
  • m2.jpg
  • logo.png
  • minikoioi-logo.png
  • bibs-logo.jpg

Autorizada a disponibilizar Medicamentos Não Sujeitos a Receita Médica através da Internet pelo INFARMED, I.P.

Autorizada a venda à distância de medicamentos veterinários não sujeitos a receita médica veterinária, de acordo com o artigo 104º do Regulamento (UE) 2019/6, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 11 de dezembro de 2018.

Medicamentos | Se na sua receita tiver MSRM, MNSRM ou Medicamentos Manipulados, estes só podem ser entregues nos seguintes concelhos: Azambuja, Alenquer, Vila Franca de Xira e Arruda dos Vinhos.

Livro de Elogios Livro de Reclamações